quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Amazon tenta abaixar preço do ebook

O preço do ebook para o kindle é um dos maiores problemas da nova plataforma - leia sobre os outros. Muitos livros chegam a custar U$ 20, o que os faz ligeiramente inacessíveis em outros países que não os EUA. Quem vai pagar R$ 40 por um livro que não vai poder tocar? É pensando em seus milhões de compradores que a empresa vai disponibilizar um novo tipo de contrato para quem quiser publicar de forma independente para o kindle.

A partir de 30 de junho a empresa vai oferecer um novo contrato para o escritor independente que garante que 70% do preço do livro, menos a entrega, será dele. Ou seja, para um livro de U$ 8,99, o escritor receberá U$ 6,25. No contrato antigo ele receberia U$ 3,15. Porém, a Amazon não está fazendo isso por bondade do coração. Para aceitar o novo contrato, o livro deve custar de U$ 2,99 a U$ 9,99, sendo que deve ser custar 20% menos do que o preço do livro físico.

Além de diminuir preços, a novidade tem outro objetivo: colocar uma frente competitiva para o lançamento do iTablet, da Apple. O gadget da empresa do iPhone será lançado no dia 27 de janeiro e especialistas dizem que eles oferecerão um contrato similar ao novo da Amazon. Atualmente a Amazon vende 80% dos ebooks de todo o mundo.

Nenhum comentário: