sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Como escolher seu próximo livro

Escolher qual livro será o próximo quando se está em uma livraria é uma das tarefas mais ingratas que já tive que aprender a fazer. Ler é ótimo, mas o que me garante que o livro que eu vou comprar - por um preço caro - vai me trazer satisfação?

Quando estava na escola eu podia simplesmente falar com a bibliotecária - que era minha fã: "Leila, eu quero um livro bem legal". Não precisava nem especificar que tipo de legal. Ela ia lá nas estantes comigo e me oferecia algumas opções. Todas boas.

Hoje em dia não posso mais fazer isso. Em primeiro lugar porque não sei aonde está a Leila. Em segundo lugar porque os vendedores das livrarias não sabem quase nada do produto que vendem, como o Alessandro Martins explicou em um post recente no Livros e Afins.

Depois de anos de luta - e desperdício do meu dinheiro em livros que não era nem remotamente interessantes - eu desenvolvi uma técnica em três passos que raramente me falha. Vale para todos os tipos de livros e é bem simples.

1 - Julgue o livro pela capa - Quando as capas eram todas de couro isso realmente não funcionava, mas a arte que decora o livro de hoje em dia é feita baseada na história. Se você não gosta da capa, é bem provável que não vai gostar do livro. Para fins recreativos veja esse site, que faz o divertido exercício de julgar os livros pela capa.

2 - Leia a contracapa e orelha - Não estou falando dos elogios sobre a obra e o autor - apesar de serem bom sinal. Estou me referindo ao teaser que eles colocam na contracapa e no pequeno resumo da orelha. Eles vão te dar uma noção clara da sinopse e de como a história vai ser conduzida.

3 - Abra o livro e leia a primeira página - Eu disse a primeira, não a última - O propósito disso é se familiarizar com o estilo de escrita do autor. Se está procurando uma leitura leve, leia e confira se a leitura é assim. Se quer um mistério, a primeira página já vai te contar se vai ser dos bons. Os que eu levo são livros que me atiçam a curiosidade e a primeira página me dá vontade de sentar ali mesmo e ler mais.

Seguindo esses rápidos três passos, raramente vai levar para a casa um livro que não vai gostar - apesar de isso acontecer ocasionalmente.

O único problema delas é que são simplistas. Você também raramente vai levar para casa um livro que está fora da sua zona de conforto, que lhe apresenta alguma novidade. Tenha isso em mente e - de vez em quando - arrisque e compre um livro que não tem nada a ver com você ou o que normalmente gosta, mas tem alguma coisa que te chamou a atenção.

O que os outros estão lendo?

Outra forma de escolher seus livros é ver o que os outros estão lendo. Irmãos, primos, amigos etc. Todos eles podem te dar boas dicas, além de valorosos empréstimos. Essa é uma forma consagrada de passar de livro para livro. Porém, na época da internet há alternativas. Blogs são uma opção. Tem muita gente que se propõe a ler livros e falar sobre o que achou deles por aí.

Outra opção é o Flickr. Isso mesmo, o serviço das fotos. Muita, mas muita gente, gosta de tirar fotos das suas estantes e comentar. Eu mesma já fiz isso aqui. Então, se você quer saber o que mais alguém que gostou de um livro X gostou é só achar sua estante e dar uma olhada em suas preferências. Abaixo a foto de uma estante de uma americana. Entrando no Flickr podemos ver seus comentários sobre cada livro. Depois de dar uma olhada, a Wicked Lovely Series, de Melissa Marr me pareceu interessante, por exemplo.



Outra possível tática para conhecer novos livros é se juntar às redes sociais de leitores. No Brasil, temos o Skoob - O que você anda lendo?. A minha preferida é a Shelfari, que me permite participar de clubes de leitura e montar uma estante com os livros que já li. Em ambas o que vale é entrar e ir buscando o que parece legal, se conectando com pessoas que parecem ter o mesmo gosto que você em livros. Quando montar a sua rede de amigos, além de dicas de romances, vai ter com quem conversar sobre eles.



8 comentários:

Flávia Santos disse...

Bom post!

gostei daqui

Taís Toti disse...

adorei o post!
to precisando mesmo dessas dicas, quero comprar livros mas fico meio perdida.
bjs!

Marcileia disse...

Outro lugar bom para buscar dicas sobre livros, clube de leitura, resenhas é no Meia Palavra. Um ótimo fórum, um excelente blog. Vale a pena conferir!

Carol disse...

Ótimo post!
Já faço parte do Skoob, agora vou ver como funciona o Shelfari.
Obrigada pela dica!
Beijos!
http://apenas-uma-menina.blogspot.com

Anônimo disse...

poxa muito legal esse post, vou tentar colocar algumas das suas idéias em prática!!!!

vlw

Jamille

Unknown disse...

Adorei!!!

Tmb vou deixar uma dica: o livro A Ordem é Amém que fala sobre um falso pastor que faz coisas horriveis para enganar o povo e ganhar dinheiro, mais Deus esta vendo e tem planos para a vida dele...é ótimo tenho certeza de que vcs vão gostar!!!

ele esta no site: seteseveneditora.com.br

Unknown disse...

Mais uma dica:


A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

Good Class!!!!!

Artesãos evangelicos disse...

Adorei!