segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quando o ebook é uma boa ideia

Muito se discute sobre os problemas do kindle (e ebooks em geral) e a grande vantagem de se comprar livros usados, mas até eu sou obrigada a admitir que, em alguns casos, o ebook é a melhor opção disponível.

O primeiro caso é quando você quer ler um livro que já parou de ser impresso. Muita gente não sabe, mas os donos dos sebos também querem ganhar dinheiro e a lei da oferta e a procura é válida no mundo dos livros usados. Eles não cobram pouco por bondade do coração, eles cobram um valor vendável.

Quando um livro some das livrarias, os donos de sebos vão ficar sabendo e eles vão aumentar o preço da cópia que possuem. É assim que o "Clube da Luta", antigamente um livro moderadamente caro, passou a custar R$ 150,00. Quem quiser somente ler a obra, sem precisar de possui-la, vai encontrar no ebook seu melhor amigo. Em inglês, o ebook custa U$ 9. Quando a indústria se assentar no Brasil, eu imagino que ele vá custar menos que R$ 150.

Outra ocasião em que o ebook é uma vantagem é quando você quer ler livros cuja capa você não quer que ninguém veja. Segurando o aparelho de aparência sóbria, ninguém vai adivinhar o que você está lendo. Além disso, não sobram montanhas de livros que você nunca mais vai ler e que ninguém quer pegar emprestado.

Nenhum comentário: