terça-feira, 3 de junho de 2008

Motosierra en Manos

Mais uma editora independente!! Motosierra en Manos é uma editora (ou quase isso) que faz questão de proporcionar o material que tem pelo preço mais barato possível. Mesmo que isso signifique xerox. Eles trabalham com textos mais antigos ou com copyleft e vendem as cópias por até R$ 5,00, mas são raros os livros que chegam a tanto. A maioria fica entre R$ 0,75 e R$ 2,00, quase o preço do xerox mesmo. Olhando a tabela pela primeira vez fiquei muito chocada, eles não devem conseguir tirar quase nenhum lucro disso! Quem tiver interesse em comprar é só conferir a lista de produtos aqui e entrar em contato com o pessoal no memdistro@riseup.net.

A iniciativa é daqui de Belo Horizonte, mas é uma idéia que parece estar pegando em todo lugar. Nesse post falei sobre a falta de opção dos novos escritores. Bem, quando fui no Carnaval Revolução desse ano vi muita gente vendendo o xerox do livro. Inclusive do próprio livro, não só de um autor conhecido. Ganhei uma "edição" de Janis Biro, que vendia seu livro a R$ 2,00 (se me lembro bem). Como eu estava vendendo alguns livros da crimethInc e Deriva, ele resolveu colaborar com o meu conhecimento e me deu uma cópia de "Crenças Letais" (18 páginas) e me contou que estava com um acordo com a própria Deriva para publicar e que em breve teria uma edição mais bacana. Nem precisa dizer que não jogo fora meu xerox por nada né?

Além do Janis, o pessoal do Gato Negro - coletivo vegan - também vendia seu livro. A encadernação era em espiral e eles ficaram um tempo grande trocando idéia sobre como melhorar a edição. Isso é outra idéia válida, se você não quer pagar uma editora para publicar pode tentar juntar amigos e montar sua edição você mesmo.

Eu coloquei essa questão aqui antes, mas fico pensando o que as outras pessoas acham disso... Será que dá para ser razoavelmente bem sucedido vendendo xerox do seu livro, pagando para uma editora ou algo assim? Como o pessoal dessa comunidade me lembrou, muitos escritores geniais começaram pagando a sua publicação. Mas fica a grande pergunta. O que é melhor para um escritor que está começando?
  • Vender xerox?
  • Pagar uma pequena editora?
  • Bater perna nas grandes editoras?
  • Publicar online?
  • Nenhuma das anteriores.
O que você acha?

3 comentários:

JOÃO RENATO disse...

Realmente, o MIM é uma bela iniciativa para popularização de conteúdos. Parabéns ao Brian.
Agora, o que me preocupa é a guerra estética x preço. Será que não dá pra fazer nada bonito E barato?

Flávia Denise de Magalhães disse...

Acho q nao tao barato quanto o Brian faz...

Nessita! disse...

muito legal teu blog e a idéia de concepção dele. :D

vou linkar com o meu!

bjus!