domingo, 1 de junho de 2008

O que mais podemos fazer?


Eu começei a escrever esse post ultrajada por uma iniciativa que vi na internet. O LivroZine. Essa é uma iniciativa independente de um jovem design sergipano. A idéia é fazer um livro de contos de ficção científica de diversos autores que se interessarem em ser publicados.

Até aí eu também tinha ficado animada, pensando "será que eu escrevo um conto para o cara?" Mas depois fui lendo o blog do LivroZine e vi que ele cobra R$ 60,00 para a publicação de cada conto seu no livro. Tudo bem que você ganha alguns livros depois de publicado, mas tem que pagar o frete para esses livros chegarem até você...

Achei isso muito estranho! Que tipo de idéia é essa? Pagar para ser publicado?? O legal não é alguém te pagar pelos seus escritos? Escrevi o post falando e falando que essa era uma iniciativa que começou bem, mas que desandou que o cara tinha que arrumar um jeito de fazer isso de uma forma melhor.

Foi pensando nessa forma melhor que eu me dei conta. Que forma melhor? O cara (o nome dele é Márcio) quer fazer um livro de contos de ficção científica. Isso é quase o mesmo que querer que os turistas venham ao Brasil atrás de arte e não mulheres de biquini! Missão impossível! E ainda sim ele está tentando.

Claro que a iniciativa dele, na minha opinião, pode ser melhor. Ainda acho que os interesses do autor e do leitor podem ser mais bem favorecidos. Por exemplo, o conto que for para o livro não pode ser publicado em qualquer outro lugar e o livro não será vendido para livrarias. Com isso eu entendo que se você mandar seu conto, ele nunca vai ser lido por ninguém além dos seus amigos mais chegados que lerem ele.

Mas o que ele pode fazer? O que qualquer um de nós podemos fazer para publicar o que a gente escreveu? As editoras no seu pedestal não querem saber do novo. As editoras independentes tem alguns projetos de democratização da publicação como a Deriva, mas por mais barato que seja, você que paga pelo benefício. Melhor fazer igual o Márcio e tentar juntar um pessoal para dividir os custos, não?


Concluindo, eu apoio a iniciativa dele por falta de outra opção.


As pessoas que já descobriram o que ele está fazendo também parecem estar gostando. É arriscado, mas se der certo e ficar legal todos podemos nos beneficiar com mais um livro (espero que barato) de autores novos. Um refresco para que gosta de ler.

Nenhum comentário: