terça-feira, 27 de julho de 2010

Fantasia brasileira ganha o mercado

Para quem nunca leu fantasia brasileira, fica o aviso: Você provavelmente vai entrar em contato com ela nos próximos dois anos. E isso é uma boa coisa. É sinal que novos escritores estão ganhando espaço em editoras do país.

A Batalha do Apocalipse
, de Eduardo Spohr
, é um bom exemplo. O livro começou com 100 exemplares, resultado de ter ganho um concurso na Bienal do Livro de São Paulo. O autor e seus amigos do site Jovem Nerd animaram e investiram na obra, o que resultou na famosa editora de um livro só. O livro fez tanto sucesso que acabou sendo comprado pela Editora Record ganhando uma reedição e lançamento nacional há três semanas. No dia 24 de julho, o Jornal "O Globo" confirmou o sucesso do livro. Ele está em 8º lugar dos mais vendidos de Ficção.


Outra história de um livro brasileiro que está crescendo no mercado é a trilogia Dragões de Éter, do Raphael Draccon. Os dois primeiros livros foram publicados originalmente pela Editora Planeta, mas apesar de as vendas serem promissoras, a distribuição deixava a desejar. O número um da trilogia, Caçadores de Bruxas não chegou em muita livraria. Já o segundo livro, Coração de Neve marcou presença. Como os livros não eram numerados, muita gente desavisada comprou o segundo sem saber que ia começar a leitura no meio da história.



A distribuição deve melhorar agora, que o autor mudou de editora. A Leya vai relançar os dois primeiros volumes, que já esgotaram na Planeta, e está lançando o terceiro, Círculos de Chuva. Agora é torcer para que as novas edições cheguem
numeradas às lojas.



Curiosidade: Quando os livros têm tiragem pequena ou são publicados pelo próprio autor e depois fazem sucesso ocorre um fenômeno interessante. A primeira edição se torna rara e é chamada de edição de colecionador. Dependendo do sucesso do livro, ele pode chegar a valer muito dinheiro. A primeira edição de Harry Potter assinada vale £10,000 (cerca de R$ 27,500) e deve continuar a valorizar com o passar dos anos. Sorte de quem arriscou e comprou o livro de um autor desconhecido.


2 comentários:

Edson Sguizzato disse...

Nestes dias que estou sem internet(em casa) no interior de Minas, devorei a Batalha do Apocalipse em poucos dias. Foi o melhor livro que li este ano. Gostei muito.

Luna disse...

Nunca li A Batalha do Apocalipse, agora fiquei curiosa!!
Acompanho a série de Draccon desde a editora Planeta, com a capa sem degrade... Conheci ele num esquema que eu e uma amiga fazemos a muito tempo... Compramos os livros lemos e depois recomendamos os melhores uma para a outra...
Ela me emprestou o Caçadores de Bruxas e eu Emprestei o Corações de Neve, no fim nós duas acabamos comprando o círculos de chuva.. A curiosidade foi muita...xD
Apesar de Achar que Draccon tem uma certa mania de suspense desnecessário eu adoro a obra dele e os personagens são muito bons!!
Recomendo pra todos que conheço....