segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Livros mais roubados

A Folha de S. Paulo publicou uma matéria nesta segunda-feira sobre a grande incidência de roubos de livros em livraria dos país e quais são os alvos favoritos. A série Crepúsculo levou o primeiro lugar - o que não é nenhuma surpresa, o mais lido é o mais roubado. São alguns dos outros livros roubados que chamam a atenção. Umberto Eco e Nietzsche também estão na lista dos preferidos dos mão-leve.

Ao todo, o setor leva um prejuízo de 4% ao ano, segundo a Associação Nacional de Livrarias (ANL). Mas não precisa ficar muito triste por eles. Somente em 2009, a indústria teve um aumento de quase 10% em suas vendas. Afinal de contas, quem rouba é minoria e a maioria de pessoas que não rouba é quase que roubada pelos altos preços praticados.

As livrarias estão instalando sistemas de segurança para pegar os mais ousados, mas, na minha opinião, isso só vai deixá-los mais cuidadosos. Uma atitude interessante é da livraria americana Barnes and Nobles. Eles pegaram os livros mais roubados e os colocaram em uma estante especial, atrás de um balcão, onde você só pode pegar se pedir para um vendedor.

Isso não só diminui o crime como cria uma estante de "livros tão bons que tem gente que rouba para ler". Eu não sei quanto a você, mas eu iria dar olhada nele com atençao...

2 comentários:

Alexei Fausto disse...

Hum, podia dar algumas dicas de como roubar um livro.

Assim, só por curiosidade...

Flávia Denise de Magalhães disse...

claro, claro. curiosidade