quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Stargirl

O fim do ano está chegando e a cada dia que nos aproximamos da virada mais difícil fica criar posts para o Livro Livre. Mas, para não deixar os leitores do Livro Livre na mão (Ei, esse é você!) eu vou colocar em prática um projeto que tenha há algum tempo.

Como leitora ferrenha eu leio uma quantidade de livros impressionante esse ano e tudo indica que vou continuar lendo loucamente. Além disso quase todo mundo que eu conheço vive pedindo dicas de livros para ler. O meu projeto é unir o útil ao agradável e escrever sobre as obras que eu leio.

Mas veja bem, não quero escrever críticas nem simplesmente resenhar o que estava escrito no livro. O que pretendo fazer é um comentário sobre a obra - o que isso é exatamente a gente pode ir descobrindo juntos.



O primeiro livro da série é Stargirl, de Jerry Spinelli.

Esse livro que é supostamente para adolescentes é sobre um garoto (Leo) de uma cidade pequena que conhece uma menina que se nomeou de Stargirl. O garoto é quase normal, mas Stargirl é uma pessoa que não encaixa em nenhum estereótipo e passa seus dias ajudando pessoas secretamente e está apaixonada por Leo.

O livro que prometia ser superficial e bobinho me fez pensar sobre a minha própria adolescência e como Stargirl se encaixaria no meu colégio. Fico triste em falar que eu, como os colegas dela, provavelmente não a aceitaria e tentaria transformá-la em "uma de nós". Na verdade eu tenho minhas dúvidas se hoje eu seria capaz de lidar com uma pessoa tão diferente e especial quanto ela.

O livro te faz pensar na relação entre as pessoas e a nossa necessidade de escolher um lado, um grupo e pertencer a ele, sem pensar que os que estão de fora também são pessoas. Por que não torcer para os dois times?

Nenhum comentário: