quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Kindle sem imposto de importação

Como vocês podem ver nas atualizações do twitter ao lado, eu não ia postar hoje porque estou doente, mas fiquei sabendo de uma boa notícia pelo blog do link, suplemento do Estadão e tive que vim contar. O e-reader da Amazon, o Kindle, não tem mais imposto de importação. (ou é o que dizem)

De acordo com a juíza Federal Marcelle Ragazoni Carvalho, da 22ª Vara Federal de São Paulo, o leitor de e-books conta com a imunidade tributária da importação de livros e revistas, uma vez que ele só serve para ler os mesmos. Até então o aparelho vinha sendo tratado como eletrônico e tinha taxa de 60% sobre o seu valor na importação.

O problema é que isso foi um mandato de segurança, então as coisas ainda não estão definitivas.. Apesar disso, a liminar tem ação imediata, então quem quiser comprar já não deve pagar o imposto.



Fazendo as contas...

O e-reader brasileiro, COOL-ER, custa R$ 750,00. O kindle custa U$ 259,00 (cerca de 466 reais). A disputa fica meio desleal, mesmo tendo que pagar o preço do frete astronomico da Amazon.

Apesar disso, quem lê ebooks vai continuar na ilegalidade. Um livro virtual na Amazon pode custar até 20 dólares. Não sei por quanto vai sair um livro na única livraria virtual brasileira ainda.. O Gato Sabido deveria ter aberto ontem, mas aparentemente o lançamento passou para amanhã. Só mais algumas horas de espera.

Nenhum comentário: