
Para que todos saibam que publicar e ser lido é possível sim, eu mandei umas perguntas para Ibrahim Cesar. Ele tem 22 anos e já publicou seu primeiro livro, EQC, com uma modesta edição de 50 exemplares. Antes de ser um autor publicado, mantinha um blog,
1001 gatos de Shrödinger, que entrou em q
uarto lugar no ranking dos blogs mais populares do Brasil. Com esse tipo de atenção dos internautas ele começou a ter pressão dos leitores para que publicasse um livro. E ele publicou. Fazendo uma inovação na forma da captação de recursos, onde ele pediu para que 17 pessoas contribuissem com R$ 50,00 cada um. Em troca ele colocaria o nome da pessoa nos agradecimentos e mandaria um exemplar do livro uma vez que estivesse pronto.
De onde saiu a idéia de pedir colaborações de "mecenas"?Queria explorar a internet e pesquisei iniciativas realizadas anteriormente. Alguns autores americanos tentaram o mesmo modelo, alguns até mesmo com livros publicados por editoras tradicionais e falharam. Se não me engano, de todos autores que tentaram esse modelo de micro-financiamento levantados por um autor que tentou mapear as iniciativas, apenas um teve sucesso. Minhas expectativas quanto ao sucesso da iniciativa eram baixíssimas, mas minha surpresa foi enorme ao conseguir o número que precisava de participantes em 24 horas.
Quem foram os seus colaboradores? (amigos, família? Ou teve gente desconhecida?)
Na verdade não teve um único familiar meu como colaborador. E não posso dizer "desconhecido" pois eram pessoas de quem eu leio os blogs, sempre comentavam...Não é exatamente o conceito tradicional de amizade, mas eu já os conhecia de alguma forma mas houveram alguns resolveram colaborar por simpatizar com a idéia.
Quantas pessoas quiseram colaborar?Eu precisava de 17 para bancar a impressão. Consegui 20.
Quantos exemplares constituíram a 1a edição?
Mantive os números bem baixos pois era meu primeiro livro, não sabia o que esperar ou qual a rotatividade de um livro. Por isso a primeira edição teve 50 exemplares.
Como você faz a propaganda e distribuição deles?
Desde que minha verba para propaganda é $0, tive que promovê-lo através dos meus blogs, e torcer pelo boca-a-boca. Estimulei a realização de resenhas e fiz uma promoção que teve uma boa participação. A distribuição eu contei com o apoio do
site de literatura independente Os Viralata.Quantos livros já vendeu?Já vendi 39 exemplares (contando com mecenas, através do site e localmente).
E o e-book? Você não acha que atrapalha as vendas do livro impresso?
Não, não acho. Na verdade penso nele mais como uma ferramenta de marketing. E é até uma forma de até mesmo atingir "não-clientes", pessoas que normalmente não comprariam ou compram livros, como você o disponibiliza a um clique de distância, eles podem fazer o download e gostar. Mas toda a minha iniciativa é uma grande experiência...Acho que não temos grandes certezas sobre esse mercado, mas estou fazendo as minhas apostas.
Quantos downloads você já teve?
O livro está disponível desde 23 de Maio, e até 25 de Junho, data em que respondo, tive 487 downloads.
Qual o conselho que você daria para quem quer publicar um livro?
Não sei se posso dar algum conselho de grande valia. Mas faço uma ressalva: Meu sucesso em atingir os mecenas necessários para bancar o livro não se deve a simplesmente "achar que vai funcionar" ou contar com pessoas que "comprem a idéia". Como escritor eu já mantinha a mais de um ano um blog, o 1001 Gatos de Schrödinger, que foi apontado pelo IDG Now! como o quarto blog mais popular do Brasil, ou seja, eu construí uma certa reputação ao longo do tempo e criei uma "comunidade" de leitores, criando confiança e expectativa em relação ao meu trabalho. Portanto meu conselho é marquem presença na web. Vá onde seu leitor está.
O livro de Ibrahim Cesar está a venda no site
Os Viralata por R$ 28,20 incluindo o frete (um pouco caro na minha opinião)
A entrevista foi uma idéia de Leonardo S.
Um comentário:
Incrível, esse cara pra mim é um guerreiro. Tem que ter muito ânimo pra levar isso pra frente.
Postar um comentário