domingo, 19 de outubro de 2008

Livros esgotados

Existe um site chamado BookFinder que faz um trabalho muito legal. Eles correm atrás de livros que estão esgotados e disponibilizam o lugar em que você pode encontrá-los ou comprá-los. O pessoal decide quem livro eles vão procurar de acordo com a demanda do pessoal que vai ao site, logo são livros desejados que aparecem nas suas listas e não indesejados.

Como eles mesmos dizem alguns livros estão esgotados porque não há demanda ou porque os editores não querem mais eles, mas alguns dos livros têm histórias mais interessantes que envolvem fatores como censura de uma obra.

Aqui tem algumas historinhas interessantes sobre livros esgotados e porque eles estão esgotados. Como esses livros só existem em inglês e não são conhecidos aqui decidi não traduzi-las. Mas tem uma que eu achei que vale a pena:

O livro é a autobiogradia de Howard Hughes – aquele aviador maluco interpretado pelo Leonardo DiCaprio. Em 1972, o escritor Clifford Irving chegou perto de fazer uma das mais ambiciosas fraudes literárias do século XX. Na década de 70 Howard Hughes já era conhecido como um dos reclusos mais famosos dos EUA e Irwing tentou tirar proveito dessa situação convencendo a editora McGraw-Hill que ele estava trabalhando com Hughes para escrever sua autobiografia e falsificou documentos que provavam a parceria.

Devido a isso ele recebeu U$ 765.000,00 como pagamento que ele depositou em uma conta, com outro nome, na Suíça. Em 1972, logo antes do lançamento, Howard Hughes saiu da sua reclusão para desmentir que o livro fosse dele e o escritor foi preso por fraude. O livro foi publicado em uma pequena tiragem em 1999 e desde então está esgotado.

Assim, não é lá uma máquina expressa de livros, mas para que está procurando algo em particular e não sabe onde pode encontrar é uma boa pedida.

Aqui tem uma lista dos livros esgotados mais procurados. É só clicar neles para saber onde pode encontrá-los.



4 comentários:

Taís Oliveira disse...

que legal!

Eduardo disse...

Que viagem essa história. Certamente esse Irving duvidou que o Hughes fosse sair da reclusão para desmentir a parceira, já que este era foragido da polícia, né?!

Flávia Denise de Magalhães disse...

com certeza! mas qualquer um que viu o aviador sabe que ele estava sempre disposto a sair para desmentir o que a galera falava dele...

Alexei Fausto disse...

pô, alguém sabe de um ricaço recluso brasileiro?