quarta-feira, 16 de julho de 2008

É a literatura tomando conta do mundo da música


Depois do tempo record sem postar, estou de volta!!

Férias é sempre um período maluco para mim, no começo fico louca, fazendo um monte de coisas, mas o fazer nada vai me conquistando e depois acho que escrever um post no blog é muito trabalhoso... Vai entender. O importante é que animei e vim escrever antes que a preguiça tomasse conta por completo!

Para ajudar quem também está de férias e não tem muito o que fazer, eu trouxe duas dicas:

A primeira é o blog Letra e Vídeo, idealizado por Ana Cristina Rodrigues. A idéia é escrever contos e poesias a partir de vídeos, misturando diversas formas de arte. É interessante ler e assistir o material disponível no blog porque a gente sempre escuta muita crítica aos filmes baseados em livros, mas poucos de nós temos uma idéia do quanto é difícil transformar uma história de sucesso que foi feita para um meio em outro.

Lá você pode ler vários contos e poesias de várias pessoas e assistir o filme correspondente. Dá para ter uma idéia do trabalho que o pessoal tem para fazer a transformação e é bem divertido também!

Você tembém pode mandar seus textos, segundo a Ana Cristina, cerca de 15 pessoas já o fizeram. Para você ver como o blog está fazendo sucesso, eles começaram em 22/05 e ja tiveram mais de 3.000 acessos. Um sucesso!! (também quero!) O texto com o maior número de page views é "Ashes to ashes" de Fábio Fernandes com 148 views. Vale a pena passar lá só para ver o que está fazendo tanto sucesso.


Minha segunda dica é só para quem gostou da primeira. É a editora 100% digital, Mojo books. O slogan é simples: "Se música fosse literatura, que história contaria?" Não, eu não estou confundindo com o possível slogan do Letra e Vídeo. Isso é outro site com outras pessoas! Ao invés de contos, são livros sobre a música que você pode baixar sem custos, basta cadastrar - o que é bem rapidinho. São livros pequenos de cerca de 30 páginas sobre músicas famosas.

Tudo leva a crer que esse negócio de misturar contos e música e vídeo tem tudo para dar certo, ou melhor, já está dando certo. Mas para ser honesta, eu não entendo qual é a onda do pessoal.

Os top 5 do site são:
The Beatles - Strawberry fields forever
Amy Winehouse - Back to black
Bauhaus - Bela Lugosi's Dead
My chemical romance - Three cheers for sweet revenge
My chemical romance - Demolition lovers

Só faltou um brasileiro aí no meio...

4 comentários:

JOÃO RENATO disse...

Esse da Winehouse deve ser legal, agora, qual brasileiro podia ser transformado em literatura?
Tim Maia Racional dava uma ficcção científicia bem Philip K. Dick rsrs

Flávia Denise de Magalhães disse...

hahahaha!

"Eu tive que subir, lá no alto para ver... Energia racional, a verdadeira luz da humanidade!"

Eu estava lá na minha, tentando ver a energia racional, mas a cidade e suas luzes... Não conseguia ver nada! A energia racional não conseguia passar pela crosta de poluição que a humanidade mantém perto de seus lares...
Aí, um amigo meu, Manuel, o maior homem do mundo,(literalmente, ele é muito gordo!) me deu a dica de subir lá no alto da serra do curral. Eu subi lá no alto e vi, finalmente, a bela e pura energia racional! Essa sim, é a verdadeira luz da humanidade!

Renato disse...

Renaaato, o maoir homem do mundo!
Homem sábio e profundo, semeou conhecimento. Missionário da pureza, fez brilhar, ó que beleza, essa nova geração.

Lara Lírica disse...

Flávia, excelentes dicas. Gostei do projeto Oficia Livrolivre. Iniciativas como a sua precisam ser valorizadas.

Abraços e boa semana!