segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Stephen King defende a volta dos vampiros assustadores

Stephen King declarou para o jornal americano USA Today que está cansado do que ele chama de "sweetie-vamp" (vampiro bonzinho, em tradução livre). O autor, que é conhecido como mestre do terror acredita que vampiros devam ser assustadores, com desejo por sangue.

Ele deu essa declaração durante a divulgação da série American Vampire (Vampiro Americano, em tradução livre). A série da Vertigo/DC Comics mostra a história dos EUA do ponto de vista de um vampiro que acabou de se tornar imortal. De acordo com King, a história é sobre a expansão americana e violência, que seria um traço típico dos americanos.

Segundo ele, vampiros sanguinários sempre terão o seu interesse. "E quando eu digo sanguinário, eu quero dizer com sede de sangue. Eu não estou me referindo a uma garrafa de True Blood, que eles compram em um bar ou de Edward e sua família caçando um caribu para chupar o seu sangue", completou.

Apesar da crítica ao sangue sintético de True Blood, ele admitiu que a série é "divertida de assistir" e declarou respeitar os temas de sexo e intolerância presentes nela.

A divergência entre vampiros galãs e violentos ganha cada mais espaço na cultura americana. Da mesma forma que autoras escrevem sobre seres imortais e irresistíveis, autores fazem questão de mostrar como os vampiros podem aniquilar a humanidade.

Quem ganha com isso é o leitor, que tem cada vez mais mestres da escrita empenhados em mostrar o melhor da cultura vampirística. Seja ela romântica ou violenta.

Nenhum comentário: