terça-feira, 18 de maio de 2010

Oportunidades para novos autores

Se tornar um escritor é uma das coisas mais difíceis que se pode tentar fazer. Criar uma história e colocá-la no papel com todas nuances e todos os detalhes que gostaríamos que estivessem lá é trabalho dos mais complexos e, ao contrário do que pensa muito gente, é um trabalho que exige 100% da atenção do autor. Dificilmente um "escritor de final de semana" vai escrever o próximo grande romance brasileiro.

Felizmente para quem quer se aventurar no mundo da escrita, há quem reconheça a dificuldade da criação e oferece prêmios e incentivos para os talentosos. Um deles é para quem tem uma ideia, mas ainda não a colocou no papel, o outro é para quem já escreveu seu livro, mas ainda precisa de ser publicado.


O primeiro é
Bolsa Funarte de Criação Literária. A Fundação Nacional de Artes está oferecendo seis bolsas de R$ 30 mil para criação literária seja ela poesia ou prosa. Para participar é preciso entregar um projeto explicando o que se pretende criar. O texto deverá ser feito em seis meses. Para se inscrever basta ser brasileiro ou naturalizado há mais de três anos. As inscrições estarão abertas até 27 de maio.


Outro incentivo para novos autores é o
Prêmio Sesc de Literatura. Seu objetivo é revelar novos talentos. Para se inscrever é necessário nunca ter tido uma obra publicada e ter uma obra inédita já desenvolvida. As categorias aceitas são contos e romance. O ganhador será publicado pela Editora Record e terá seu livro distribuído nas salas de leitura e bibliotecas do Sesc e Senac de todo o país. As inscrições estarão abertas até 30 de setembro.

Nenhum comentário: