terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Autores homenageados

Todo ano a Academia Brasileira de Letras elege um grande escritor para homenagear. O de 2010 é Joaquim Nabuco. Não se preocupe se você não o conhece, o escritor do século XIX só é famoso entre os que fizeram o vestibular 2005 para a UFMG e leram a sua autobiografia/campanha política na íntegra.

Apesar disso, ele escrevia bem e de fato marcou o Brasil - talvez mais politicamente do que na literatura, mas... Não vale a pena ler nada dele, mas é sempre bom ficar sabendo que o ano é do Nabuco.



Outra homenagem é a que o Uol fez para Oswald de Andrade. Comemorando os 120 anos do nascimento de um dos artistas mais importantes do país, foi lançado o site Antropofagia, onde é possível encontrar todo o tipo de informações sobre ele, inclusive o Manifesto Antropófago na íntegra.

Fica um pedaço da obra para começar o dia (ou terminar ele)

Expulsamos a dinastia. É preciso expulsar o espírito bragantino, as ordenações e o rapé de Maria da Fonte. Contra a realidade social, vestida e opressora, cadastrada por Freud – a realidade sem complexos, sem loucura, sem prostituições e sem penitenciárias do matriarcado de Pindorama.

2 comentários:

Alexei Fausto disse...

POOOOOOxa vida!

Como assim, o homem mais belo de Washington não merece ser lido!?

Falava diversas linguas.

Importante escritor e político lutando contra a escravidão no brasil!

Flávia Denise de Magalhães disse...

contra?