sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Qual será a próxima febre nos livros de vampiros?

Que livros de vampiros para adolescentes é uma febre ninguém duvida, mas qual será o próximo a estourar as estatísticas de vendas? O LivroLivre deu uma olhada nas possibilidades e probabilidades dos novos livros.

Diários do Vampiro, de L.J Smith

Tem boas chances de ser o próximo campeão de vendas. O livro americano já virou série da Warner. Três episódios já foram ao ar no EUA e mais três já estão garantidos. O primeiro livro da série, que ainda está rolando, foi publicado no Brasil pela editora Galera Record e contou com baile de máscaras vampiresco para o lançamento e Hotsite (http://diariosdovampiro.com/).

A história é sobre uma líder de torcida muito loira (parece que na série é morena) que está no último ano da escola e é realmente boa em manipular as pessoas e conquistar qualquer cara que ela queira. Porém isso não a faz feliz (sério??), falta alguma coisa. Nesse momento chegam dois vampiros em sua cidade e disputam seu amor e atenção. Eles são irmãos e apesar de serem igualmente maravilhosos tem ideias diferentes sobre o que é ser vampiro e como agir com essa realidade.

Cada livro é bem pequeno e ao ler os quatro primeiros tive a impressão que a editora cortou a história para render mais volumes...

Vampire Academy, de Richelle Mead

Essa série que já tem quatro livros publicados e dois a caminho nos EUA é a primeira incursão de Richelle Mead na literatura para adolescentes. Autora de outras duas séries que envolvem o sobrenatural, ela tem uma forte tendência a falar de sexo, bem explícito. Já a série Vampire Academy, que é direcionada para adolescentes, tem um tratamento para o sexo bem mais leve e uma história que vale a pena ler.

A protagonista é Rose Hathaway, uma dhampir em um mundo em que existem três tipos de sobrenaturais vampirescos: Dhampir, Moroi e Strigoi. Os strigoi são os vampiros que nós conhecemos e amamos, os moroi são vampiros vivos, que comem, crescem, morrem e fazem magia. Já os dhampir são uma mistura de moroi com humanos. São rápidos e curam facilmente, mas são fortes como os humanos (os moroi são fracotes).

A maioria dos dhampir é guarda-costas dos moroi e Rose é guarda-costas da sua melhor amiga, Lissa, uma moroi de sangue real. Elas são misteriosamente ligadas e Rose pode entrar na cabeça de Lissa, sentindo tudo que a amiga sente. Porém a lealdade delas será colocada a prova quando Rose conhece Dimitri, um dhampir guardião russo formado que será seu professor e vai fazê-la se apaixonar.

House of Night, de P.C. Cast e Kristin Cast

A série que já atingiu seis livros foi escrita a quatro mãos por mãe e filha. Elas misturam de forma agradável vampirismo com bruxaria. Com mais de três milhões de exemplares vendidos, House of Night é provavelmente a próxima febrinha. Alguns jornais americanos já a apresentam como "herdeira dos leitores de crepúsculo", outros como "Harry Potter com presas". Cinco dos seus livros já foram publicados no Brasil pela Editora Novo Século, novata nos livros para adolescente.

A história é sobre Zoey Redbird, uma adolescente normal que é marcada com a lua crescente na testa, sinalizando que se transformará em vampyro. (curiosamente eles escrevem com um 'y' vampyre). Após ser marcada ela tem que ir para a escola privada "House of Night" para aprender a lidar com sua nova vida e instintos, além de tentar sobreviver à Mudança, que mata muitos novos vampyros.

A série é legal não só pela história, mas pela atenção aos detalhes das autoras. Ao invés de escrever um livro sem sair por nenhuma tangente e sem dar grandes detalhes elas fazem uma coisa que a minha mãe chama de enfeitar. Eu explico, não é chato nem desnecessário, mas nem sempre é feito por autores que querem quantidade de volumes, não qualidade. As autoras contam curiosidades, detalhes, fazem piadinhas que são muito interessantes e complementam a história. Para mim, o vício que todos falam é resultado exatamente desse cuidado.

Não tem muito como prever qual das séries realmente será a próxima febre, mas para quem realmente gosta do gênero vale a pena é ler todos eles e descobrir por si qual é o mais interessante.

Qual você escolheria?

Nenhum comentário: