domingo, 13 de setembro de 2009

Resenha - Após o anoitecer


Haruki Murakami é o autor de recém lançado livro "Após o anoitecer". Considerado por muitos o único escritor japonês contemporâneo que não tem uma nostalgia pelo antigo Japão, Muramaki escreve sobre situações que podem ser consideradas - até certo ponto - reais. Ele não cai no exagero de emoções e cores que vemos na parte da cultura japonesa mais exportada: anime e mangá.

O livro é sobre uma noite no centro de Tóquio. Começa a partir do momento que o metrô para de passar até o momento em que ele volta. O autor entende que essas horas da noite são refúgio de pessoas que fogem do padrão, que não pertencem ao sistema de trabalho e segurança do dia, logo tem uma cabeça mais aberta para as surpresas que o dia traz.

A personagem principal se chama Mari, uma garota quieta que vive na sombra de sua irmã modelo, Eri. Enquanto Mari tenta fugir de sua realidade na noite, Eri tenta voltar, sem ter consciência de onde ela está. Elas vão precisar de se ajudar e pedir ajuda para a restauração da normalidade. Ou ao menos uma versão dela. Para conseguir isso, elas passam por momentos únicos e Mari acaba tendo uma verdadeira viagem de auto-conhecimento na madrugada da cidade.

O livro é da Editora Objectiva, tem 208 páginas e custa R$ 39,90.

Vale a pena para quem tem paciência com um livro que deve ser lido um pouco mais devagar e para quem gosta de observar. O autor narra como se fossémos todos vouyers da história.

Nenhum comentário: