terça-feira, 29 de setembro de 2009

Por que mulheres amam vampiros e homens preferem zumbis?

Os livros de vampiros estão fazendo mais sucesso do que nunca. Somente os três primeiros livros da série Crepúsculo de Stephenie Meyer, venderam mais de 55 milhões de exemplares no mundo. Só no Brasil foram 1,5 milhões de cópias. Já quando se fala de zumbis, o que faz mais sucesso são videogames, quadrinhos e filmes. O jogo Resident Evil 5 vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo. O filme "Madrugada dos mortos", lançado em 2004, arrecadou U$ 26,7milhões no primeiro fim de semana. Mas por que as mulheres preferem os vampiros e os homens os zumbis?

A psicóloga e autora de livros vampirescos, Linda Hilburn, deu uma entrevista nos EUA explicando a situação. Os seres que, há alguns anos atrás eram cadáveres sem noção de higiene que rastejavam e roubavam crianças, se tornaram, mais recentemente, em criaturas incrivelmente limpas, que não suam, são civilizadas e tem uma noção invejável de arte e cultura mundial.

Com essa mudança no paradigma vampiresco, as mulheres foram imediatamente atraídas por personagens como o vampiro Lestat, de Entrevista com Vampiro, e Edward, de Crepúsculo. Nos Estados Unidos, as vendas de romance paranormal, em particular de romance vampiresco, quebraram recordes nos últimos 20 anos. Mas a autora Linda Hilburn conta que o verdadeiro aumento aconteceu depois do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.

Ela acredita que as mulheres se sentem menos seguras em um mundo em que os homens são tão "mortais". Seres sobrenaturais que são indestrutíveis ficam mais atraentes. Outra teoria, que explicaria porque as mulheres brasileiras gostam do gênero, vai mais ao ponto: Eles são homens extraordinários. "Mulheres que fazem terapia constantemente contam que os homens 'humanos' que elas namoram são desapontadores", conta Linda.

"Um vampiro bonitão sentaria na frente da televisão, coçando a barriga e bebendo cerveja? Mulheres desejam um Homer Simpson morto-vivo? Provavelmente não. Imaginar homens incrivelmente bonitos espreitando o lado de fora da sua janela é muito mais divertido. A maioria das minhas clientes abriria a janela", explica a psicóloga e autora.

Isso explica porque as mulheres gostam de vampiros, mas por que os homens não gostam deles? O americano que escreve para o portal "The Frisky", John De Vore, esclarece: "Para a maioria dos homens, vampiros são o equivalente do cinema daquele cara grudento da faculdade que toca violão para conquistar as garotas. Eles são o que você ganha se cruzar um entusiasta da idade média com um mosquito", conta.

Galeria de fotos de vampiros lindos!

Zumbis

Por outro lado, os homens gostam de zumbis pelas mesmas razões que mulheres gostam de vampiros. São seres extraordinários que não são limpos, não conhecem nada do mundo e não conseguem manter uma conversa. São quase em todos os aspectos inferiores aos homens, exceto que eles podem infectar ou matar a humanidade. Além disso, tem força para bater naquele cara chato, podem matar todo mundo e não precisam de motivo para acabar qualquer um que esteja passando na rua. Enquanto os vampiros são seres sociáveis, que seduzem as suas presas, os zumbis são anti-sociais, que matam e despedaçam.

Defender a terra dessa ameaça inexistente se tornou uma verdadeira fixação para muitos. Ao invés de pensar se podem convencer os zumbis a poupar sua vida com um beijo apaixonado, grupos de amigos discutem interminavelmente qual é o lugar mais seguro caso os zumbis ataquem. A assunto faz tanto sucesso que há um Manual de sobrevivência a ataques de zumbis, que conta com dicas como: "Não seja mordido!", "Evite pontos de aglomeração" e "Esqueça seus entes queridos".

A discussão chegou a tal ponto que matemáticos calcularam a probabilidade da humanidade sobreviver a um ataque de zumbis. De acordo com eles, os zumbis atuais, de filmes como "Eu sou a Lenda" de Will Smith, certamente dizimaria o mundo. Mas os de filmes antigos, que andam bem devagar, com a mão na frente do corpo e grunindo, não conseguiriam acabar com a humanidade. Nas palavras de De Vore "Caras simplesmente não gostam de chupadores de sangue, já que os vampiros se parecem com garotas. Nós preferimos zumbis, porque amamos serras elétricas, lança-chamas e espadas de samurais".

Galeria de fotos de zumbis!

Eu sou a Lenda

Apesar de a separação entre vampiros e zumbis ser bem nítida na maioria dos casos, há sempre alguns que misturam as duas lendas e criam uma espécie de híbrido. Eu sou a Lenda é um deles. Desde o lançamento do livro de Richard Matheson, em 1954, fãs e críticos nunca conseguiram chegar a um acordo se a história é de vampiros ou zumbis. A doença que atinge a maior parte da população mundial no livro não é definida com um dos dois gêneros no texto e a dúvida deu origem a uma discussão que parece não ter fim.

O livro ganhou três adaptações. A primeira, O ultimo homem da terra, de 1964, mantém a dúvida se o ser é um vampiro ou zumbi. O segundo filme, A última esperança da terra, 1971, foge da história de Matheson e remove todos os elementos vampirísticos, exceto a sensibilidade à luz. Por último, o filme Eu sou a Lenda, de 2007, com o ator Will Smith mantém as características de vampiros, mas constrói seres com inteligência limitada, atributo típico dos zumbis.

Agora eu sou uma jornalista diplomada e estou trabalhando no Portal Uai, do jornal Estado de Minas. Então... essa matéria saiu lá também! Olha só que chique!

2 comentários:

Flávia Denise de Magalhães disse...

ok, esse foi o maior post da história do blog, mas tinha muito o que dizer sobre o assunto!

Leonardo S. disse...

Parabéns pela matéria! É a primeira vez nos últimos meses que leio uma reportagem sobre vampiros e zumbis que não vem da seção política do jornal.

Só faltou dizer quem prefere os lobisomens, mas isso eu deduzi por eliminação.