terça-feira, 14 de outubro de 2008

Feira do Livro de Frankfurt

Feira do Livro de Frankfurt começa amanhã a e vai até o dia 19 de outubro (as datas são para quem quiser pegar o jatinho e dar uma passadinha lá). Esse é um ano especial para os organizadores, pois a feira comemora seus 60 anos de existência. Sessenta anos é, de fato, uma data para se comemorar, mas a feira do livro alemã existe há muito mais tempo.

Há cerca de 500 anos (mais ou menos na época que o Brasil foi descoberto) Gutenberg inventou a impressão e, logo depois, a primeira feira foi feita por vendedores de livros locais em Frankfurt. A história que existe entre o primeiro encontro o atual é grande. Porém, uma rápida passada no site do evento deixa claro que o evento evoluiu muito e que a diferença entre as feiras do século passado e o megaevento que acontece hoje são muitas para falar aqui.



Este ano, a feira tem dois destaques que chamaram a atenção do meu namorado e eu os passo para vocês. Primeiro: somente 42% dos produtos vendidos na feira são livros impressos. O restante são gravações de áudio e vídeo e livros eletrônicos. Os livros eletrônicos, por sua vez, são a grande estrela do evento. Os e-readers como o Kindle, da Amazon, e o Reader, da Sony tem cada vez mais saída.

Tem até gente que arrisca palpites para o crescimento das vendas no futuro: A empresa de pesquisas sobre tecnologia iSuppli prevê que a demanda por e-readers vai subir de US$ 3,5 milhões em 2007 para US$ 291 milhões em 2012. E a indústria do livro morre de medo de ser massacrada como a indústria fonográfica o foi.

O segundo destaque é Paulo Coelho. Ele está aproveitando o aniversário do evento para comemorar, junto com eles, a venda de 100 MILHÕES de livros no mundo. Ele disponibiliza os seus livros gratuitamente na internet há anos e diz que isso ajudou nas vendas dos livros físicos. A banda Radiohead disponibilizou seu último disco, In Rainbows, gratuitamente e também falaram que isso ajudou nas vendas dos discos físicos.

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Parece que a convergência de mídias que o pessoal se esforça tanto em produzir acontece sem que ninguém a organize. A internet tem um alcance tremendo em um público específico: pessoas jovens e com dinheiro. E esse público tem uma característica que falta à massa: compram produtos porque admiram a atitude de quem os vende e fazem valer sua opinião, negativa ou positiva, sobre qualquer assunto. Não acho que os grandes portais vão conseguir, como estão tentando, ganhar dinheiro com a internet num futuro recente. Porém, escritores e músicos, pessoas que, de forma geral, produzem conteúdo, têm chances mais tangíveis de tirar algo desse meio.

2 comentários:

Flávia Denise de Magalhães disse...

a foto é de cosplay pq a feira é tão legal que tem até uma parte de mangá com direito a cosplay!

Alexei Fausto disse...

Doido, mangá é muito doido!

E espero não ter que falar para meus netos "na minha época, os livros eram impressos...O que é impresso? um...deixa pra lá..."