segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Carandiru vira biblioteca pública megastore


O antigo presídio paulista, Carandiru, será reinaugurado nesta segunda-feira com novo nome, Biblioteca de São Paulo. De acordo com o Secretário do Estado da Cultura de São Paulo, João Sayad, "a ideia é que ela pareça uma megastore pública. Ela deve ter tudo aquilo que essas lojas oferecem, mas estará aberta para atender a todos".

Com investimento de R$ 12,5 milhões, a biblioteca tem uma estrutura completamente reformada, com uma área de 4.257 m2 somente para crianças e adolescentes. Nela, eles encontrarão pufes e prateleiras baixas.

A reforma e inauguração parecem ser ideias recentes, mas são uma retomada de um projeto dos anos 40, que pretendia revitalizar o local, que já foi um dos presídios mais sangrentos do Brasil.



Acervo


O secretário da Cultura já garantiu: lançamentos e mais vendidos vão marcar presença na biblioteca, assim como "Playboy, Claudia, Capricho e Caras". É uma biblioteca que pretende atrair o não leitor. Atualmente o acervo é de somente 30 mil livros. Para ter uma ideia do quanto isso é pouco, qualquer sebo iniciante tem que ter ao menos metade dessa quantidade de livros no estoque.

Em compensação, todos os anos a biblioteca pertencente ao estado vai receber R$ 1 milhão para manutenção do acervo. Além disso, o pequeno número de livros significa que as estantes não serão recheadas de volumes empoeirados e ultrapassados, mas que serão comprados novos, seguindo a máxima da megastore pública.

Atividades


Além do acervo, a biblioteca deverá ter oficinas, saraus, leituras tudo mais que chamar a atenção de novos leitores. Paulistanos com dificuldades motoras e visuais também terão o seu lugar. São mais de 1.000 audiolivros, além de um aparelho que transcreve livros escritos para faixas de audio ou braile. Para o leitores com dificuldades motoras há mesas que adaptam a qualquer tamanho de cadeira e outros objetos facilitadores da leitura.

A biblioteca também terá horários de megastore e ficará aberta de terça a sexta, de 9h às 21h. Nos finais de semana e feriados ficará aberta até às 19h. Para quem não sabe onde oCarandiru fica, o endereço é no Parque da Juventude, Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, prédio 3. Você pode chegar lá de metro (Linha Azul) e há estacionamento pago para carros.

2 comentários:

DEADLY GROCERIES disse...

Coisa mais linda! E sabe qual o melhor de tudo? É do lado da minha casa! Uhuuuu! \o/

Flávia Denise de Magalhães disse...

Nossa. Que inveja...