segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Notícias do Final de Semana

Nem todo mundo ficou sabendo disso, mas a escritora da saga Crepúsculo foi processa por plágio pelo autor do livro The Nocturnal, Jordan Scott. O processo se arrastou por alguns meses, mas a escritora foi considerada inocente pela corte da Califórnia. O juiz considerou que Amanhecer não possui grandes pontos em comum. Para ele, os personagens não são similares e a linguagem das obras é bem diferente.

Ainda de acordo com o juiz, Jordan Scott teria manipulado aspectos das obras para alegar similaridades. Os pontos em comum eram a cerimônia de casamento entre os protagonistas, uma cena de amor na praia e a transformação de um humano em vampiro sob o seu ponto de vista.

Eu sei que o cara só fez isso pela publicidade, mas fiquei até com vontade de ler o livro...


Livro de Edgar Alan Poe é vendido a preço recorde
Uma primeira edição de poemas do ano de 1827 de Edgar Alan Poe foi vendido por U$ 662.500,00 em um leilão da Christie's. Tamerlane and Other Poems é o primeiro livro de Poe como um autor e somente cerca de uma dúzia de cópias da primeira edição existem.
Acredita-se que somente 50 cópias foram feitas na época de publicação, que não tem o nome dele. A assinatura é "A bostonian" indicando sua origem.

Escrever dá dinheiro?
Coloca essa pergunta no Google e você vai ver que o que não falta é quem tenha uma opinião sobre o assunto. A maioria acredita que não, ganhar dinheiro com escrita é impossível. Eu tenho receio de falar que sim ou que não, gosto de pensar que tudo é possível, apesar de muitas coisas não serem a realidade da maioria. Sendo assim, eu dou para vocês um exemplo alguém que ganhou um dinheiro bom escrevendo. Fica para vocês a tarefa de decidir no que acreditam.

Uma ex-professora que ganhou 15 mil libras com um conto - gênero literário execrado pelo brasileiro. Katy Clanchy ganhou o prêmio da BBC National Short Story Amard com uma história que questiona se é correto manter uma criança com uma doença terminal viva. O conto de 5.000 palavras tem o foco no relacionamento desgastado de uma mãe e seu filho adolescente que tem um tumor e começou a questionar por que ele e outras crianças doentes são mantidas vivas.

2 comentários:

Alexei Fausto disse...

aposto que o livro do cara é melhor.

Flávia Denise de Magalhães disse...

Acho que a gente vai ter que ler para descobrir, né?

Vc compra?