terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dicas de livros para o Natal e para as férias

Não tem volta. Dezembro chegou e as decorações de Natal já estão nas ruas. Esteja pronto ou não, as festas de fim de ano estão aí. A boa notícia é que para muitas pessoas as férias de fim de ano também já estão chegando.

Para poder comemorar e presentear amigos livros são necessários. Para isso, o Livro Livre juntou alguns títulos que são diversão garantidas (mais alguns que prometem) para te ajudar a escolher o que vai levar para ler na beira do mar e o que vai dar de presente.

Para adolescentes
Não vou nem me dar ao trabalho de escrever Harry Potter e Crepúsculo, vou partir do princípio que vocês já estão sabendo...



  1. Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan – Um garoto semi-deus tem que ir para o Acampamento Meio-Sangue para se esconder de quem quer matá-lo e para se transformar em herói e aprender a usar seus poderes.
  2. Série Casa da Noite de P.C. Cast e Kristen Cast – História escrita por mãe e filha mistura Harry Potter com Crepúsculo. Os personagens são marcados – não mordidos – viram vampiros e tem que ir para uma escola particular onde aprendem a ser vampiros e o que esperar da nova condição. Alguns fazem magia.
  3. Magia ou Loucura de Justine Larbalestier – Nessa realidade alternativa quem é bruxo pode escolher entre ficar louco ou morrer cedo, pois a magia consome. Alguns, porém, tentam usar outros bruxos para aumentar seu tempo de vida.
  4. O Castelo Animado de Diana Wynne Jones – A escritora da série Crestomanci que foi aluno de J. K. Tolkien e C. S. Lewis escreveu a história de Sophie, a irmã mais velha de três que não espera muito de sua vida. A vida, por outro lado, reserva grandes aventuras para ela.
  5. Kiki Strike e a Cidade das Sombras de Kirsten Miller – Uma colegial descobre uma estranha menina no seu colégio. Ao segui-la se vê melhor amiga de uma herdeira que está tentando se vingar dos que usurparam o seu trono em um pequeno país europeu.
  6. Série A Mediadora de Meg Cabot – Uma das séries menos conhecidas da autora de “Os Diários da Princesa”, a Mediadora é sobre uma garota que vê espíritos e os ajuda a resolver problemas antes de poderem passar para o outro mundo. Tudo corre relativamente bem até que ele conhece Jesse, um espírito que não deseja cruzar e mora no quarto de sua nova casa.
  7. Gregor, o guerreiro da superfície de Suzanne Collins – O livro é uma mistura de Alice no País das Maravilhas com A Metamorfose para o público infanto-juvenil. Gregor cai em um buraco da lavanderia com sua irmã, Boots, e ambos acabam em um reino das profundidades onde o seu pai pode ter sido levado há alguns anos, quando ele desapareceu.
  8. Derby Girl de Shauna Cross – Esse livro que está prestes a ser lançado como filme com Drew Barrymore é sobre Bliss. Ela é uma garota que gosta de indie rock, mas sua mãe quer que ela se apresente em concursos de beleza. Procurando uma saída ela conhece as Derby Girls, um grupo de garotas que fazem um esporte que fica entre patins e rubgi – pelo que eu entendi.
  9. A hospedeira de Stephenie Meyer – A escritora de Crepúsculo também escreveu um livro sobre alienígenas que invadem a terra e os humanos, usando nosso corpo como um avatar. Só que nem todos os humanos podem ser dominados. Wanderer e Melissa começam a brigar pelo corpo e acabam em um acampamento da resistência humana.
  10. Tão Ontem de Scott Westerfeld – O autor está nos agradecimentos de metade dos livros americanos e não é por nada. Ele é muito bom. Esse livro é sobre a pirâmide de consumo, com um garoto e uma garota correndo atrás de radicais do anti-consumismo que raptaram uma mulher e produziram o tênis mais legal do mundo.

Para distrair na beira do mar e aprender





  1. As 100 mais de Nina Garcia – A jurada do Porject Runaway compilou um livro sobre estilo e como ter um. É um guia completo de marcas e tipos roupas para quem quer saber o que passa na cabeça da mulher que critica os estilistas do reality show.
  2. Todos do Jamie Oliver – Se você está saindo de férias, está com tempo livre. Aproveite ele e faça algumas das receitas do chef inglês que deixa os italianos de cabelo em pé. Além de gostosas elas são bem fáceis de fazer.
  3. Clarice, - de Benjamin Moser – A musa da literatura brasileira ganhou uma biografia com capa dura que custa R$ 80,00. Caro, sim. Mas para conhecer melhor a misteriosa Lispector vale a pena desembolsar se você estiver podendo.
  4. Meu Israel de Sabrina Abreu – A mineira passou um ano no país e escreveu o livro contando que o Oriente Médio tem mais do que areia e bombas.
  5. O Símbolo Perdido de Dan Brown – O novo livro do escritor do Código Da Vinci é sobre os mistérios da maçonaria e seu herói promíscuo vai se intrometer nos segredos do local.
  6. A Sombra do Vento de Calos Ruíz Záfon – Eu vou ser honesta aqui e admitir que não realmente li esse. Porém três pessoal já me falaram que é fenomenal e uma me disse que é uma droga.
  7. O Historiador de Elizabeth Kostova – É uma história de vampiros que não são confiáveis, do jeito que eles custavam ser uns anos atrás.
  8. O Negociador de de John Grishaw – O autor já é conhecido de todos nós e sabe como ninguém tirar a nossa cabeça de problemas cotidianos para nos apresentar ao complicado mundo jurídico e suas fofocas.
  9. Nova York de Will Eisner – Esse livro é de quadrinhos. São quatro ensaios do mestre do traço que contam, de várias formas, a história da capital do mundo.
  10. Vastas emoções e pensamentos imperfeitos de Rubem Fonseca – Ao fazer essa lista um amigo com bom gosto literário disse que esse é bom.

Um comentário:

suelen.18 disse...

Gostei muito das dicas....agora vou deixar a minha..

"A ORDEM É AMÉM".(Gênero:Ficção)

sinopse:Joseph Sulivam , um antigo corretor de imovéis , encontra na igreja a saída para seus problemas financeiros,e nessa nova trajetória , se torna pastor de mais uma igreja evangélica.Depara com situações que o levam a caminhos contrários da verdade , enganando os fiéis , e aumentando o seu patrimônio pessoal , mas DEUS tem planos para reverter essa situação.

vcs podem encontrar no site:
www.seteseveneditora.com.br