quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Stephen King inova modo de lançar livros com Under the dome

A literatura ganha mais tentativas de torná-la moderna e tecnologica a cada dia, mas poucas são ideias boas, que vão, de fato, fazer alguma diferença na forma em que lemos os livros.

Stephen King resolveu entrar na competição e tudo indica que ele será o primeiro autor a conseguir criar algo novo para divulgar seu livro e incitar o interesse dos fãs. Sua próxima obra, Under the Dome, que será oficialmente lançado no dia 10 de novembro, está causando grande ansiedade aos leitores.

O primeiro e mais óbvio motivo é porque é o novo livro do mestre do suspense (dã). O segundo e menos gritante é o hotsite. Nele, os leitores podem jogar com as palavras do mestre. Ele cortou as 336.114 palavras do livro e as colocou em 5.196 caixas de texto. Quase todas estão disponibilizadas na página e o leitor tem que ordená-las de acordo com o que ele escreveu. Quem conseguir, ganha uma versão exclusiva da obra antes de todo mundo.

Além de isso ser um quebra-cabeças, nem todas as peças estão lá. Você tem que se cadastrar para receber, em papel, um trecho que só você vai ter. Você deve escondê-lo em qualquer lugar e se compromete a voltar no site a apontar no gmaps onde colocou o papelzinho. (sério, quem conseguir montar o livro merece muito mais que uma cópia).

Outro jeito de ganhar uma cópia é escrever uma história criativa sobre o tema do livro. A melhor, leva. Divertido, incomum e até vale a pena um post aqui no blog, só pela sua originalidade. Quem sabe se os escritores brasileiros não fizessem algo assim, mais interessante, não tinha mais gente querendo ler o que escrevem?


Plot

Como quase todo livro que presta do Stephen King, ele já tinha pensado na história quando era mais novo, mas não levou o projeto para frente porque era “grande demais”. “Era uma ideia incrível e nunca saiu inteiramente da minha cabeça – de vez em quando eu dizia para eu mesmo que iria escrevê-la, e eventualmente escrevi”, disse.

O livro conta a história de Maine, uma cidade que é subitamente isolada por um campo de força – The dome (A balaustrada). Aviões caem do céu em chamas e a mão de um jardineiro é cortada na altura do punho e pessoas que estavam fazendo algo for a da cidade são separadas de suas famílias.

Com mais de 100 personagens, o livro de 1080 páginas ficou quatro semanas como líder das vendas antecipadas da Amazon.

Um comentário:

Alexei Fausto disse...

que isso, achei a idéia muito boa!