terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Quanto custa?


O que te faz decidir se vai ou não comprar um livro? O autor é bom? A capa é bonita? A história parece legal? Tudo isso tem grande influencia na hora de levar livro com você, mas o que decide mesmo é quanto ele custa e quanto você tem.

O Ibope não concorda comigo. Segundo uma pesquisa feita em novembro de 2008, descobriu-se que preço não é fator determinante para a decisão de compra de livro do brasileiro.

"As pessoas têm livros de graça nas bibliotecas, contudo, a procura por estes estabelecimentos é baixíssima. A maioria que os freqüenta vão para estudar. O brasileiro não lê por falta de tempo e interesse", explica a diretora de projetos do Instituto, Zoara Saila.

Segundo a diretora, a dificuldade de acesso foi citada por apenas 7% dos entrevistados. Os motivos mais apontados para a não leitura foram falta de tempo (30%) e de interesse (20%).

Eu poderia colocar a matéria na íntegra aqui, mas você pode sempre ir no site do Ibope e ler ela lá. Afinal de contas, você não precisa de ler tudo para entender aonde está o problema da pesquisa que eles fizeram. Essas bibliotecas se renovam? Bibliotecas são lugares fantásticos, mas até hoje vi poucas que fazem o que todas deveriam fazer. Perguntam para quem a frequenta quais livros eles querem ler. Fazem um ambiente convidativo como os das livrarias para que as pessoas queiram entrar. E ficar.

Claro, minha opinião é minha opinião e uma pesquisa deve ser mais confiável. Mas olha só a boa notícia que o segmento livreiro recebeu: Com o aumento do poder aquisitivo do brasileiro, a venda de livros cresceu 12%. E com a crise, e a possível queda do poder aquisitivo, eles esperam uma queda nesse crescimento em 2009. Leia essa matéria na íntegra aqui.

Me parece que o preço do livro tem uma grande influencia na decisão de comprar. E para você?

3 comentários:

Renato disse...

essas pesquisas normalmente nao refletem a realidade. afinal de contas, ninguem pensa profundamente numa pergunta feita por um cara do IBOPE no meio da rua enquanto caminha.

eu concordo que a maioria das pessoas nao esta interessada em ler, mas para as que estao o preço e o pricipal motivo para nao comprar livros.

se um livro custar R$40,00 eu vou esperar meu amigo acabar de ler e emprestar o livro para algumas pessoas ao inves de compla-lo.
mas se o livro custar 5 ou 10 reais eu vou comprar ele.

resta saber se vale a pena para a industria vender varios livros baratos de material ruin a alguns poucos livros caros feitos com mais qualidade.

JOÃO RENATO disse...

influencia sempre. Quando quero um livro vejo primeiro se tem ele na Estante Virtual

Cantinhos da Surpresa disse...

Eu primeiro leio a sinopse se eu gostar eu leio, nem que eu compre ou pegue emprestado,
não importa muito...
A capa influencia muito, tem muito romances historicos bons e outros livros que olhando a capa... eu desisto mas depois de ler o resumo
eu acabo mudando de idéia, isso é muito relativo...
O maior problema é comprar um livro caro e não valer a pena, gastar tempo e dinheiro, a toa.