sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Um livro em uma frase

Quantos livros clássicos você já leu? A Bravo!, há algum tempo, citou 100 deles que são indispensáveis. Mas... Quantos deles você realmente leu? E não falo de passar o olho rapidinho e dizer que leu! Tem que ter lido mesmo, do começo ao fim, igual você faz com aquele livro vagabundo que você adora!

Eu, me expondo aos cruéis críticos da internet, admito! Eu só li 19 dos da lista da Bravo!. E muitos ali nao estão sequer na minha lista de "para ler". Porém, nem todo mundo concorda comigo. Há quem diga que um livro de valor é um livro difícil e complicado. Essa mesma pessoa vai te dizer que você vale menos porque não leu nenhum livro da lista, ou não leu a Odisséia inteira (convenhamos, quem leu a Odisséia inteira? Menos de 10% dos que dizem já ter lido, com certeza!).

Assim, se você estiver sem grana para comprar o famoso livro do Pierre Bayard, pode ir no blog mais divertido de livros clássicos que já encontrei: O Super Resumos.

A idéia maluca deles é a seguinte: Você tem que resumir um livro, um filme, uma foto em uma frase. Simples e complicado. Disso saem todo o tipo de coisas, e se você prestar atenção e usar o seu raciocínio dedutivo, dá até para falar horas sobre o livro com essa pequena informação. Peguem, por exemplo, a frase de "O estrangeiro", de Albert Camus: "Argelino que pensava que era francês matou um argelino porque pensou que ele era árabe". Faltou alguma coisa? A história é isso aí!

Só por curiosidade: Quantos livros da lista da Bravo! você já leu?

OBS: Os mesmos caras do Super Resumos criaram o "contos de cinco palavras". O nome já diz tudo, certo? Passa lá.

PS: Está se perguntando o por que dessa foto? Bom.. Eu gosto de imagens e não achei nada legal que tinha a ver com o post. Então coloquei essa aí. :D

9 comentários:

Alexei Fausto disse...

é... tenho 97 livros de atraso.

Mas uns 10 eu quero ler.

eu costumo ler os que ninguém sabe que existem...ou pelo menos não gostam tanto.

mas musashi tinha que aparecer!!!

JOÃO RENATO disse...

só nove... tem um monte que começei e fiquei sem saco, tipo Ulisses e Trópico de Cancêr.

Paulo Torres disse...

Ah... acho que muito mais importante do que essa lista de "100 clássicos importantes essenciais blablabla" aí é a Grande Lista dos Livros que o Paulo Gostou. Da qual, por sinal, eu li todos.

Ana disse...

8!
Só 8!

Como assim? A Bravo definitivamente não sabe nada de livro bom.

Leonardo S. disse...

Li 12. Mas rolou uma trapaça: não respondi no dia que saiu o post para incluir “Lolita”, que terminei no domingo.

Flávia Denise de Magalhães disse...

hahahahaha!

Por mim, tá valendo!

Taís Oliveira disse...

Amei o post! Concordo demais com tudo!
Da lista, considerei contei 1 valendo todos os do Shakespeare pq eu nao lembro quais li no original ou aquelas versoes simplificadas...
Só li 7! Dá tristeza ver o Cidades Invisiveis, que li quase todo... tem vários q comecei e nao terminei.
Na verdade, quem liga pra essa lista, quero é ler livros bons.

Taís Oliveira disse...

ps: adorei a imagem, uma graça! onde achou?

Flávia Denise de Magalhães disse...

no santo google!