quarta-feira, 23 de julho de 2008

Pequenos Tesouros


Hoje eu decidi que ao invés de escrever longamente sobre um assunto eu vou passar várias pequenas dicas de lugares que, ao passear pela internet, eu achei interessante. Se você já conhece melhor algum dos lugares, sinta-se a vontade para completar o que eu escrever.

Academia Brasileira de Literatura de Cordel
Para quem gosta de literatura de cordel esse site é tudo de bom. Porém, eu aconselho para aqueles que querem conhecer mais esse tipo de arte. Tem guia de como escrever cordel de acordo com as métricas corretas. Uma ala com exemplos do trabalho e biografia dos gravuristas do cordel. Um verdadeiro guia que, eu acredito, tenha todos os títulos de cordel conhecidos. Agora, a minha parte preferida de todo o site é a loja. Preço máximo: R$ 25,00 por uma caixa com 20 folhetos de cordel.

Biblioteca Virtual de Literatura

A primeira vista parece um domínio público alternativo, mas na primeira pesquisa que eu fiz eu começei a entender que não é bem assim. Procurei por Bukowski, que é conhecido, mas não muito contemplado em projetos de faculdade como esse é. A pesquisa achou um site de literatura americano que fala do autor e um periódico que o cita. Ok, nenhum conto ou livro, e sim, eu podia procurar isso no google. Só que no google não teria três linhas em português de algum explicando como é aquele site e porque ele está ali. Acho que é válido como uma fonte de consulta específica de literatura, uma vez que os resultados são mais filtrados que o do santíssimo google.

LOL - Literatura Online
Esse é uma espécie de encicloédia online gratuita e resumida de literatura. Enquanto a dica de cima dá links para outros lugares e lista editoras dos países, esse site te dá uma resposta mais direta. São pequenos textos sobre escolas literárias e autores. Tudo leve e sucinto, perfeito para que precisa de um conhecimento rápido e superficial. Lá também têm dicas culturais (livros, filmes, etc que eles recomendam) e alguns poemas e textos que eles consideram uma demostração de talento. Qualquer pessoas pode mandar seu texto para eles, o que eu acho legal, pois mostra que eles estão abertos a colaboradores!

A Broca Literária
Esse último é uma dica que eu já dei aqui no blog. Nesse post eu falo sobre a pena que é uma iniciativa que dispõe espeço para as pessoas parar de existir devido a (uma aparente) falta de colaborações. Nem lembrava mais da revista quando um dos responsáveis veio ao blog contar que a revista está de vento em popa. Eles se comprometeram a atualizar ao menos duas vezes por mês e no mês passaram o fizeram quatro vezes! De qualquer forma ela me convidou a ler os textos recentes e ver o que eu acho. Eu fui e gostei! Textos divertidos e rápidos, como eu acho que a internet deve ser. Então os convido para ir lá e ver se gostaram!


O que acharam desse novo formato? Pequenas dicas fica mais legal do que grandes?

7 comentários:

fabio disse...

olá, Flávia!
Gostei do novo formato, porque eu sempre leio os seus posts na correria entre uma coisa e outra.. mas o que isso quer dizer exatamente? Não sei. Ignore meu comentário!

JOÃO RENATO disse...

Eu gostei, mas acho que vc podia mesclar as duas coisas... esses sites nao iam render um post separados, mas quando o assunto for bom, acho que vale sim um post só maiorzinho, tipo O Viralata... se bem q não sei, to q nem o fábio hj rs

Leitor de livros disse...

Achei bacana sua idéia. E quando vivemos de idéias é muito melhor. Não acha?
Tudo de bom!

Flávia Denise de Magalhães disse...

viver de idéias nem tanto, mas viver pelos ideais é de fato muito melhor!

JOÃO RENATO disse...

Ei dona do blog, cadê as atualizações? Não nos deixe só! Quando vai acontecer outro sorteio?

Pamella B. disse...

Ow, ow, ow! Adorei todos os sites! E, adoro tudo que é alternativos! Até literatura ^^! Vou fuçar no seu blog até achar mil coisas diferentes =)!

- Curte zines?? Curiosa, ushsuhsus!

Flávia Denise de Magalhães disse...

Curto demais! Se souber de algum legal, me dá o toque!