terça-feira, 6 de maio de 2008

Machado de Assis

Hoje vale a dica do site do Machado de Assis. Super útil para consultar as obras dele em busca de uma informação específica sem ter que folhear páginas e mais páginas. Você seleciona o conto ou romance, a citação, personagem, período, histórico etc que deseja achar um citação dele sobre.

Fiz uma busca para ver como funciona e dá pra ver que para montar o banco de dados o pessoal deve ter ralado muito! Eles já deixaram tudo pronto para quem quiser visitar. Se você não estiver procurando nada em especial vale um passada para descobrir pérolas dele.

Além disso, eles oferecem bibliografia para quem estuda o autor. Quem já fez textos acadêmicos sabe que essa tal de bibliografia dá o maior trabalho de achar.

O site faz de tudo para popularizar o escritor exceto contar para as pessoas porque ele é considerado tão bom. Eu, particularmente, não gosto dos romances dele. Já tentei e não consegui ler até o fim... Já os contos são outra história. Dizem que quem escreve tende a experimentar mais nos contos, colocar suas idéias mais inovadoras, enquanto no romance há a tendência de manter um estilo mais conservador, pelo próprio volume de escrita exigido. Eu concordo com isso, especialmente quando se trata de Machado de Assis.

Ou seja, se você quiser começar a ler o cara, começa pelos contos, principalmente os últimos que ele escreveu.

3 comentários:

fabio disse...

oi! :)

Alexandre disse...

Valeu pela dica. E obrigado pela visita.

Tânia disse...

Flaves,
achei sua idéia muito interessante. O blog é criativo e bem feito, tanto que dá vontade de ler mais.
Muito sucesso!
Beijocas
Tânia