quinta-feira, 24 de abril de 2008

Copa de Livros


A segunda edição da Copa de Literatura Brasileira (CLB) está de vento em popa. Depois do sucesso da primeira edição, seu criador, Lucas Murtinho, ficou tão animado que não esperou nem chegar à metade de 2008 para começar as preparações da edição desse ano. A escolha dos livros que vão competir já está encerrada e a lista sai no site no próximo mês.


A idéia saiu do "The Morning News Tournament of Books", que existe desde 2005. O objetivo é recriar a fórmula da competição futebolística já bem conhecida e a aplicá-la no mundo dos livros, com um jurado que escolhe o vencedor. O próprio criador admite: é injusto. Mas é aberto a todos, quem quiser participar é só se inscrever para as eliminações.


É verdade que o jurado pode dar uma pontuação baixa só porque achou o livro chato ou não gostou de alguma coisa besta, mas ele tem que dar satisfação da nota que dá, o que é mais do que o júri dos concursos literários tradicionais fazem. E o próprio Lucas confessa, o objetivo não é descobrir o melhor romance brasileiro do ano e sim promover a leitura de livros brasileiros, coisa rara nos dias de hoje, e promover um debate inteligente entre escritores, jurados e pela primeira vez na história da literatura, os leitores.


Não posso dizer que o vencedor ganha destaque nacional e que seu livro é vendido por todo Brasil. O vencedor da Copa 2007 foi "Música Perdida" de Luiz Antônio de Assis Brasil e ainda não vi o livro dele a venda... Mas a participação na copa e a discussão sobre os livros é algo que, eu imagino, todo escritor queira para si.


Nenhum comentário: