O Jornal americano vai contra a tendência do país e deve lançar um caderno semanal dedicado à crítica literária ainda neste mês. Esse vai ser o primeiro suplemente dedicado à literatura na história do jornal e sua criação lança luz na crise que editoras passam com a diminuição do espaço para resenhas em jornais.
Com exceção do The New York Times, que tem 20 jornalistas dedicados à literatura e um caderno semanal com mais de 20 páginas recheadas com informações dos mais novos lançamentos, não há espaço relevante em jornais impressos para os livros. Equipes de marketing de editoras tradicionais focam os seus esforços de divulgação em blogs especializados, que têm um público fiel e contam com espaço ilimitado.
No Brasil, tivemos uma pequena vitória em termos de publicação literária em jornais com a criação do caderno Sabático, do Estadão. Aqui, assim como nos EUA, temos uma história longa e frutífera na publicação de literatura em jornais. Grandes escritores como José de Alencar e Machado de Assis, começaram sua carreira criando para os famosos folhetins. Atualmente, somente o Sabático, do Estadão, se dedica a notícias literárias.
Você conhece algum jornal tem um caderno dedicado à literatura?
6 comentários:
Já imaginou se o Estado de Minas em vez de uma coluna no Ragga te dá o comando de um caderno desse tipo?
Nos livros, ao lado de "Uma fantástica história..." (The New York Times) teríamos o E.M.
Por falar nesses trechos de críticas que quase sempre tem nas capas dos livros, ao pegar um aqui parei para refletir a propaganda enganosa que são. Por exemplo, na capa do Stonehenge, do Bernard Cornwell, tem um trecho do Times Literary Supplement que diz: "Um épico narrado com a habilidade de um mestre."
Ok, mestre o Cornwell é, mas que Stonehenge é o livro mais chato dele que tenho conhecimento é uma verdade. Mas quem sou eu para discutir, não é?
To imaginando agora mesmo. E seria fantástico! :D Tem muito livro legal sendo publicado por aqui e a maioria das pessoas nem fica sabendo...
Quanto aos trechos nos livros, a maioria é escrita por jornalistas que devem favores, ou por autores que trabalham com a mesma editora do autor daquele livro.
No caso do Cornwell, qq coisa que ele escreve a crítica aprova. E vamos confessar: O escritor de "Crônicas do Rei Arthur" escrevendo um livro sobre Stonehenge parece uma ótima ideia! Pena que foi mal executada.
Flávia, acho que você se esqueceu do Prosa & Verso do jornal O Globo, que é também um excelente caderno que se dedica a notícias literárias.
É verdade, tem o Prosa & Verso. A verdade é que eu não tenho muito o costume de ler O Globo. Vc sabe que dia o caderno sai?
Aos sábados. Normalmente, na sexta, publicam no blog do Prosa o que o caderno conterá. O endereço: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/
Amanhã vou comprar.
Valeu pela dica!
Postar um comentário