terça-feira, 10 de agosto de 2010

Comprando ebooks no Brasil

Há algum tempo me perguntaram onde os brasileiros podem comprar ebooks. A verdade é que a oferta no Brasil é minúscula e não há sinais de que isso vai mudar. Apesar disso, a Positivo acabou de lançar o primeiro leitor digital do país e, apesar do preço ser alto, o produto tem tudo para se popularizar por aqui, gerando uma demanda por livros digitais. O Blog Livro Livre dá o endereço das melhores lojas de ebooks no país.

A primeira loja foi a Gato Sabido, lançada no dia 5 de março deste ano. Ela marcou a entrada do Brasil na era do livro digital. Apesar da visão do seu criador, Carlos Eduardo Ernanny, a venda de ebooks não foi muito longe nos últimos seis meses. Ele lançou a loja com contratos de milhares de livros em inglês, mas não tinha como vender um produto que não existe: o ebook brasileiro. Ainda assim, a loja tem uma oferta sólida de obras em inglês, poupando o consumidor de ter que adquirir um cartão de crédito internacional para comprar os ebooks na Amazon.

A Livraria Cultura também oferece livros para os leitores que gostam da tecnologia. Ela foi a primeira grande livraria a lançar o serviço, em abril desse ano. Outra opção é a Livraria Saraiva, que começou a vender o produto em junho.


A vantagem de livrarias grandes começarem a vender o produto é a pressão que isso pode fazer nas editoras brasileiras. De certa forma, a Cultura e a Saraiva se interessarem em vender ebooks agiliza a ação das editoras.


Além dessas, há outras livrarias novas e antigas que tentam entrar para o negócio: A loja Singular e a Bookess se destacam nesse cenário que está em crescimento.


Não faltam lojas de ebook no país. O que está faltando são os ebooks em si, que devem ser produzidos pelas editoras. Para isso há sempre o ‘jeitinho’ enquanto elas não fazem o livro da melhor forma. O formato mais conveniente para quem é o ePub, mas um bom PDF também funciona muito bem na maioria dos e-readers, e é radicalmente mais fácil de fazer.


Tem algum livro que você gostaria de ler no ebook, mas não encontrou?

2 comentários:

Claudia Ka disse...

Olá.

Nos últimos dois meses peguei o costume de imprimir ebooks que baixo na net. Eu tenho uma forma de economizar com tinta de impressão e achei importante passar esta dica adiante.
Há um site que vende tinta recarregável para impressora. Pode-se comprar tintas para recarregar muitas vezes seu cartucho (dependendo da marca da impressora) a partir de R$ 20,00. Você mesmo carrega o cartucho com seringas. Eu já comprei muitas vezes com eles, eles são eficientes, entregam direitinho e mandam manual de instrução para carregar o cartucho. Se você puder divulgar, acho que é uma boa opção para imprimir gastando pouco.
http://inkjetbrazil.com.br/Loja/index.php/cPath/1?osCsid=cf61d40baaa9bdb0af2ff5f6ad42900f
Que fique claro: não sou representante de nenhuma firma nem estou tentando ganhar dinheiro com isso. É apenas uma dica para que as pessoas possam ter mais acesso à leitura.

Abraço.

Claudia.

Ronaldo Barros disse...

Não imprima. Senão deixa de ser um ebook.