terça-feira, 29 de junho de 2010

iBook x Stanza x Kindle app




O iPad serve para muito mais do que somente ler livros. Porém, os downloads de aplicativos mostram que o principal interesse do consumidor é transportar a simples atividade de ler os seus livros para o tablet. Quem comprou já percebeu que ainda não há uma forma definitiva de ser abordar a leitura no aparelho (se é que algum dia vamos ter uma). As possibilidades são muitas e é preciso ter paciência com o dispositivo antes de enfrentar o próximo épico da literatura fantástica nele. O Blog Livro Livre destrincha as melhores apostas para se ler na tela.

O iBooks, a loja de livros virtuais da Apple é o aplicativo que mais deu o que falar. A empresa está virando as editoras de cabeça para baixo na tentativa de ser quem decide tudo no futuro dos livros. Não preciso dizer que a maioria das editoras é contra, apesar que somente uma das grandes (Macmillan) preferiu ficar de fora da festa do que se submeter às novas regras.

Já o aplicativo em si tem algo que se tornou característica da Apple - limita a experiência de quem não é de um dos países que o gadget já foi lançado. Mesmo se você estiver em solo americano não tem acesso à loja sem um cartão de crédito americano. Ou seja, você não tem uma loja de ebooks no seu tablet. Só pode baixar (gratuitamente) livros que não possuem direito autoral - e não têm uma capa bonita. É claro que isso deve ser resolvido antes do lançamento do tablet no Brasil, mas pode servir como um desencorajador para quem gostaria de testar o produto antes do lançamento oficial.

Para tentar aproveitar o aplicativo (que não pré-instalado, mas faz um download automático quando você abre a Appstore), você pode tranferir livros adquiridos na internet e que estão no formato ePub para o iBooks. Mas já que você não vai poder comprar um livro pelo iPad de onde estiver, pode preferir outro aplicativo.

Quem já tinha o costume de ler no iPhone tem uma grande vantagem, que é ja ter o software necessário para usar o aplicativo de leitura Stanza instalado no computador. Ele era o melhor leitor disponível para o telefone e continua sendo o melhor quando se passa para o novo gadget.





O Stanza é o único aplicativo que permite que o leitor modifique o livro. Ao fazer o upload da obra, voce pode mudar o nome do autor, o título, adicionar uma capa, ajustar o layout (margens, tamanho da fonte, cores etc) e usar basicamente qualquer formato de ebook disponível no mercado (PDF, ePub, .lit, Word).

A terceira oportunidade é o Kindle App. Assim como o iBooks, ele não permite modificação de nenhum tipo no livro, mas, ao contrário dele, permite que brasileiros comprem o livro que quiserem da Amazon e entregam imediatamente no seu aparelho (com uma taxa de 2 doláres pela entrega fora dos EUA). Infelizmente, isso é tudo que pode fazer. Comprar o livro e ler - nenhum espaço para criatividade da parte do usuário. Se o que você quer é comprar livros e ter acesso imediato para sentar e ler, esse é o aplicativo para você.

Nenhum comentário: