sexta-feira, 9 de abril de 2010

Livro que ensina como ser mau aluno é censurado

O livro do comediante Danilo Gentilli, Como se tornar o pior aluno da escola recebe um selo com advertência aos pais sobre o conteúdo ser inadequado para menores de 18 anos. Honestamente, quem terá a maior dor de cabeça com isso são as livrarias, que colocam qualquer coisa com desenho na capa na seção infantil e terão que inventar um novo lugar para o livro morar.

Na livraria Saraiva, o livro estava a venda na seção infantil, ainda sem o selo, que não chegou em BH. Depois de folhear o livro me sinto na obrigação de avisar futuros professores que tentarão me dar aula. Ele realmente ensina a ser o pior aluno da escola. E é muito divertido.

É exatamente pelo teor altamente cômico do livro que a editora Panda Books diz que não está preocupada com uma queda de vendas devido ao selo (que foi inserido após denúncias no Ministério Público, mas sem ordem judicial). Todos sabemos que se uma criança encontrar um livro infantil com um selo proibindo ler, ela vai ler com atenção redobrada.

O melhor que podemos fazer é distribuir o livro entre professores para que eles fiquem espertos e comecem a planejar contra-ataques.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que aquele animal que atacou a escola no RJ, foi fiel leitor deste outro...

Anônimo disse...

Tenho vergonha de fazer parte da mesma geração desse humorista que até parecia inteligente, mas que com uma dose de infantilidade, prestou um favor à destruição da moralidade e de valores que são essenciais para uma boa convivência em uma escola. Ele só fez isso porque não conhece o ambiente escolar atual. Tenho certeza de que nenhum filho dele irá ler o livro.

Andressa disse...

Tenho 14 anos e sim, li esse livro. Mas se a criança ou adolescente já tem um conceito formado sobre o certo e o errado, vai levar a ideologia do Gentili apenas no humor. Talvez as escolas precisem mesmo de alguém que siga cada passo indicado no livro, para que desenvolvam um senso e melhorem o ambiente acadêmico. Piores mentalidades, melhores e mais rigorosas regras. É apenas um livro de humor, creio que não tenha sido escrito para ser levado a sério. Apenas nos faz questionar bastante coisa e, como toda obra, nos faz desenvolver um senso crítico sobre determinado assunto.