segunda-feira, 5 de abril de 2010

Anjos são os novos vampiros

A tendência começou sorrateira, com "participações especiais" em alguns livros de fantasia urbana como a série Mortal Instruments de Cassandra Clare. Porém, os novos livros para adolescentes que chegam no mercado americano e inglês (e futuramente brasileiro) têm anjos como galãs. O fato que o ser divino deveria ser assexuado importa tanto quanto o fato que os vampiros são cadáveres animados.

Quem anunciou a nova tendência foi o jornal inglês, The Observer. Segundo eles, são sete novas séries com os seres alados sendo lançadas na primavera do hemisfério norte.
A novidade ainda tem que passar pelo crivo de natureza incompreensível dos adolescentes, mas deve ser bem recebida, uma vez que, apesar do novo livro, a saga Crepúsculo chegou ao fim, deixando milhões sem o que ler.

É interessante observar que todos esses livros (bruxos, vampiros, anjos, demônios etc) fazem parte de uma classe de livros, que tem seus mais fiéis leitores entre os adolescente e jovens adultos: A Fantasia Urbana.


Deixar claro quem fica de dentro e quem está de fora é simples. Estritamente, Fantasia Urbana é toda aquela que se passa em uma cidade, mas há quem defenda que é necessário que a história se passe em uma cidade real da contemporaneidade e que seres fantásticos e mágica convivam com aparatos tecnológicos (duente usando um iPad), podendo ou ser a magia ser um segredo. O subgênero da Fantasia teve seu início no final dos anos 80 e está no seu período de maior sucesso.

Quem quiser ser o primeiro a ler um possível-futuro-vício-coletivo pode ficar de olho nos lançamentos da Galera Record, que já anunciou que está traduzindo o livro Fallen, de Lauren Kate, que tem anjos galãs de sobra e cujo filme será feito pela Disney.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é verdade !
Só leio agora livros de Anjos caidos como Susurro ;

Anônimo disse...

eu adoro livros de vampiro e adorei ver esse resumo

ass: @manudarley

Anônimo disse...

eu adoru livros de vampiros e de anjos.amo livros