quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Jane Austen é para crianças?



Muitas pessoas acreditam que os gêneros: infantil, infantojuvenil, juvenil e o jovem adulto fazem parte de uma grande massa de livros coloridos que devem ficar no mesmo canto da livraria. O descaso com os jovens leitores chega ao ponto de vermos adolescentes ao lado de crianças pequenas se empurrando para tentar achar os livros que cada um deseja de ler.

A falta de atenção com o espaço de cada leitor chegou ao extremo. Encontrei o livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen no meio de livros infantis. O livro não estava ali por acaso, havia sido cuidadosamente colocado ali por funcionários da loja e a capa do livro não deixa dúvidas que o conteúdo não é exatamente para crianças.

O caso é extremo, mas não é isolado. O cuidado necessário ao organizar os livros em uma livraria de modo que todos possam encontrar o que procuram sem ter que pedir ajuda ao funcionário - que raramente vai saber explicar.

É compreensível que nem todas as livraria tem o espaço físico disponível na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em SP e, portanto, não podem criar espaços distintos e delimitados para cada gênero. Mas dentro do espaço disponível de cada livraria é possível respeitar as diferenças e criar um local em que crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos possam encontrar o que querem sem medo de levar - enganados - Orgulho e Preconceito para casa.

Nenhum comentário: