quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Escritores twitteiros

Literatura e internet combinam? E literatura e Twitter? Onde tem livros, tem gente e se tem pessoas, tem redes sociais. Ao invés de impedir o escritor de trabalhar a conexão aproximou o autor do seu público alvo. Críticas e elogios são só as primeiras consequências de uma era onde o leitor acompanha o dia-a-dia do seu ídolo e entende exatamente por que o próximo livro não saiu.

O escritor ficou doente a semana toda e assim que melhorou começou uma turnê para promover o livro. Depois disso, teve que voltar ao trabalho, porque escrever não dá dinheiro. Mas todo dia ele marca presença no Twitter e conta que está trabalhando devagar, mas não para. Além de se explicar, ele adianta alguns detalhes do próximo livro da série para manter os fãs satisfeitos.

É o começo do escritor 2.0?

Neil Gaiman - @neilhimself
Mais interessado em relatar o seu dia a dia do que oferecer literatura, ele conta fofocas sobre os próximos livros e quadrinhos, além de oferecer links para desenhos e trechos não-publicados.

Chuck Palahniuk - @chuckpalahniuk
Um dos escritores mais perturbadores e perturbados da literatura contemporânea, Chuck comenta notícias, livros e te conta coisas estranhas que não vão te deixar dormir.

Millôr Fernandes - @millorfernandes
Um marco na literatura brasileira, o autor entende o twitter melhor que muito adolescente e solta frases pequenas, sem links, que divertem qualquer um.

Meg Cabot - @megcabot
A Rainha teen comenta a sua vida como se todos os seguidores fossem amigos e solta curiosidades sobre o seu processo de escrever e novos livros.

Luis Fernando Verissimo - @luisfverissimo
O escritor brasileiro mais amado da contemporâneidade não tem twitter, mas tem um fake que fala sobre tudo. Chega a ser difícil acompanhar os 12 twitters que ele solta de uma vez, mas volta e meia ele fala algo que faz valer a pena esperar.

Paulo Coelho - @paulocoelho
O escritor mais odiado e mais comprado do Brasil solta pérolas sobre a vida, o universo e tudo mais. Mais comedido na quantidade que Verissimo, ele faz comentários interessantes sobre assuntos atuais.

Richelle Mead - @RichelleMead
Escritora da Academia de Vampiros, ela fala bastante sobre a própria vida.

Nenhum comentário: