terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Uma ida à livraria...


Ao visitar a livraria nesta semana eu me deparei com dois livros bem curiosos. O primeiro deles não chama O Símbolo Perdido, mas o O Símbolo Secreto. Em uma imitação descarada do novo livro de Dan Brown, o livro da Geração Editorial custa os mesmos R$ 39,90, e vem com o aviso na capa: "Os segredos e os enigmas da maçonaria estão agora num romance tão empolgante quanto o melhor thriller de Dan Brown".

O site se recusa a comentar sobre o autor, mas tudo indica que ele não é brasileiro - pelo menos isso. Eu mesma não sei o que dizer. Não é como se o Dan Brown fosse um grande pilar da literatura de qualidade. Mas, por outro lado, não podemos negar que ele é um enorme pilar do lucro editorial...



Ao contrário do Dan Brown, a Emily Brontë é um pilar da literatura mundial. Apesar disso, a escritora que morreu em 1848 estava em baixa, seus livros não são cobrados pelas escolas já faz um tempo bom e não me recordo de ninguém reclamando.

Todos estavam felizes até a Stephenie Meyer, escritora da saga Crepúsculo, incluir várias citações do livro O Morro dos Ventos Uivantes no segundo volume Lua Nova e anunciar que a obra foi inspirada nele. Graças a isso, para o bem ou para o mal, um exemplar revisitado do romance do século XIX apareceu na seção adolescente da minha livraria preferida. E só para afastar quaisquer dúvidas que ele estava lá por engano reparem no slogan "O amor nunca morre!" e no selo "O livro favorito de Bella e Edward da série Crepúsculo".

Não consigo decidir se isso é bom ou triste...

Nenhum comentário: