quarta-feira, 7 de outubro de 2009

6o Festival Internacional de Quadrinhos - In loco

Começou na terça e vai até segunda-feira, dia 12 de outubro o 6o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) em BH. Por que Belo Horizonte é a cidade internacional dos quadrinhos eu ainda estou tentando descobrir, mas depois de passar uma tarde com quadrinistas de todo o país atestei em primeiro grau que vale a pena conferir o que acontece no Palácio das Artes.

A primeira impressão que se tem do festival é que são um punhado de exposições temáticas sobre quadrinhos, mas a parte mais interessante do FIQ são os próprio artistas, principalmente aqueles que estão começando e vieram para BH mostrar o que fazem de melhor: quadrinhos!

Depois de ver as exposições em que quadrinhos ficam cuidadosamente guardados atrás de vidros e luzes fortes refletem na superfície não te deixando visualisar completamente o desenho você pode andar como quem vai sair do Palácio das Artes e entrar no Parque Municipal. No meio do caminho você encontrará os estandes.



Uma das exposições é sobre os 70 anos do Batmam. Lá você encontrará dezenas de folhas com desenhos originais do herói. Várias crianças estavam na exposição, conhecendo o herói da geral anterior...



No Beco dos artistas você vai encontrar, bem, artistas desenhando. Conversei com Rodney Buchemi (D), que desenha o Hércules para a Marvel e seu amigo com Cristiano Bolson (E), que desenha o Hércules para a Radical.




Uma das exposições mais interessantes do FIQ é o trabalho dos cartunistas franceses que criaram rótulos alternativos para embalagens já conhecidas. Para ver todas só indo lá, mas aqui vai uma ideia do que os artistas fizeram.





Oliver Borges veio de Salvador - BA para o FIQ. No estande de quadrinhos independentes, ele vendia o númeor zero da Aurora, um quadrinho independente sobre fantasia medieval. Olha a revista na prateleira lá no fundo! A revista que ele ajuda a fazer não está todo no papel. Para poder ler as histórias na íntegra, você começa no papel e continua no site.






O pessoal da Quarto Mundo trouxe 118 quadrinhos de 80 artistas. Eles são o resultado de uma união de quadrinistas que sentiram que sozinhos não conseguiam divulgar ou distribuir o seu trabalho, que é independente sozinhos. O grupo foi formado oficialmente no FIQ de 2007 e com dois anos de vida, eles tem muito o que mostrar. Na foto você vê alguns deles tentando montar uma estante. Você pode conhecer o trabalho deles na 4mundo.com.

Eles estão organizando atividades diversas no estante, como caricaturas e jam sessions que serão postadas no site depois do evento.



Os desenhistas Fábio Moon e Gabriel Bá são brasileiros, mas fazem sucesso internacionalmente. Juntos eles fizeram os quadrinhso 10 pãezinhos, que estão a venda no FIQ, mas atualmente cada um tem um projeto. Fábio Moon faz parte da equipe que desenha Hellboy, já Gabriel Bá foi o escolhido em uma seleção para ser o desenhista da série Umbrela Academy, escrita pelo vocalista do My Chemical Romance, Gerard Way. Na foto está a muito divertida e também quadrinista Pri Perca, que é assistente de arte da dupla.


Além do que mostrei aqui tem muito mais acontecendo. Ainda dá tempo de passar lá, o melhor das palestras está por vir.Confira a programação completa aqui.

2 comentários:

Alisson Borges disse...

Ei moça! ^^

Sou um daqueles para quem você entregou seu zine lá no FIQ hoje a noite (no banco ao lado do "beco dos artistas", hehehe). XD
Ficou bem legal e interessante!

Estou add seu blog, depois dá uma passada lá no meu!

bjs,
Alisson

thomas disse...

mm Bateu saudade.
Fui na primeira edição desse festival, quando ainda morava em BH.