terça-feira, 28 de abril de 2009

Fantasia Urbana


Bom, aqui venho para falar de algo que está me deixando completamente viciada. Fantasia Urbana. Depois de uma pequena pesquisa na internet fiquei sabendo que estou um pouco atrasada no meu vício, pois o wikipédia diz que o subgênero existe desde os anos 80. Porém, algo me diz que eles não estão 100% corretos, pois me parece que há uma pequena panelinha de autores que está trazendo notoriedade ao gênero nos dias de hoje. O foco deles? Adivinha: Young Adults (YA), claro!

Já sei de três autoras que estão nessa festa (afinal eu sempre leio os agradecimentos, você não?)

A primeira é Holly Black. Mais conhecida pela sua co-autoria na série "Crônicas de Spiderwick", que também entra na categoria Fantasia Urbana, eu gosto dela por causa da série de livros com o subtítulo em comum "fadas ousadas e modernas". Eu ganhei o primeiro livro, "Tithe" de presente do "Dia de Comprar um Livro para o seu Amigo" do ano passado. E não poderia ter sido presente melhor. O livro conta a história de Kaye, uma adolescente que via fadas quando criança, mas muda de cidade, perdendo contato com seus amigos. Anos depois a adolescente retorna à cidade com sua mãe cantora de banda e descobre que os amigos não eram imaginários e que existe todo um mundo de fadas escondido dos olhos de quem não sabe ver.

O livro é clássico YA. Tem problemas da adolescente com os pais, com o namorado, com a amiga e tem um amigo gay. Mas além disso, temos temos esses problemas típicos de adolescentes transportados para um mundo mais interessante, com conseqüências mais divertidas. O livro já tem duas seqüências, o dois introduz uma nova protagonista e o terceiro retoma a vidad e Kaye. A autora já prometeu um quarto livro e não indicou quando vai parar de escrever com esses personagens.

Outra autora de entrou na panelinha da Fantasia Urbana é Cassandra Clare, que acabou de terminar a trilogia "Mortal Instruments", infelizmente ninguém traduziu ainda, mas se você arranha um inglês já vale a pena arranjar o livro ou ebook e tentar!

A panelinha a qual eu me refiro fica óbvia quando você lê os livros das duas autoras. No primeiro livro de Cassandra Clare seus personagens principais, Clary e Jace estão andando em uma carruagem bizarra e mágica quando os personagens do segundo livro de Holly Black são descritos vendo a carruagem passar. Eu sei que parece bobagem, mas foi muito especial para mim perceber os personagens de um livro que eu gosto sendo citados em outro!

A história de Cassandra ocorre em Nova York, mas os seus personagens são menos envolvidos com as fadas, pois apensar de serem humanos têm acesso à poderes que os fazem superior aos "mundanos" (eu gostava mais de trouxa...).

A terceira autora da galera é Libba Bray. Autora de Belezas Perigosas, livro já disponível no Brasil, ela fez um YA de época, mas que explora um outro mundo os "realms" que seria não só o mundo das criaturas mágicas, mas um local de passagem para quem morre.

Acho que encontrei o meu novo subgênero preferido....

E você? Já leu algum livro de Fantasia Urbana?


4 comentários:

Cantinhos da Surpresa disse...

Oi, Flavia
o unico que me interessou foi Belezas perigosas, lerei mais tarde,
mas esse genero é muito especial na minha opinião, e vc tem bom gosto.
ate mais
P.S: vai lá na meu blog e deixa sua opinião, vou gostar muito da sua presença ;)

Mariana Silveira disse...

nunca li ;O
despertou minha curiosidade.
você tem bom gosto² ;)
Vou procurar imediatamente rs.
Um abraço
Bom restinho de semana!

Anônimo disse...

parece bom

morte e seres fantasticos relacionados com a vida urbana....ahhh

Lih disse...

eu estou lendo Mortal Instruments está sendo traduzido na comunidade traduções e digitalizações e Belezas Perigosas está sendo digitalizado na mesma comunidade. Os dois livros são muito bons.