segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Não entre em pânico

A série “Guia dos Mochileiros da Galáxia” ganhou um novo autor. Sete anos depois da morte de Douglas Adams, a Editora Penguin, que publicou os cinco primeiros títulos da série, resolveu convidar Eoin Colfer para continuar a saga de Arthur Dent.

Para quem não sabe, o “Guia dos Mochileiros” é uma série sobre Arthur Dent, um inglês sem coragem e habilidades sociais. Os livros foram escritos por Douglas Adams - gênio criador que começou com um programa de rádio da BBC e adaptou os personagens para os livros e depois para uma peça de teatro. A série conquistou os nerds do mundo e hoje tem lugar garantido em todas as listas de livros da cultura pop que devem ser lidos. Saiba mais sobre o livro .

Colfer é um irlandês que escreveu a série “Artemis Fowl”, que conta as peripécias de um garoto que é um gênio do crime. O site da editora tem um texto sobre a polêmica decisão e nele o novo autor diz que sua primeira reação foi de foi de “semi-indignação” que qualquer pessoa tivesse permissão para acrescentar algo a essa série incrível. Porém, depois de refletir sobre o assunto, ele percebeu que isso é uma ótima oportunidade para trabalhar com personagens que ele ama desde criança e acrescentar neles um pouco de sua própria voz ao mesmo tempo em que mantém o espírito de Douglas Adams. Ele não perdeu tempo e já anunciou o título da sua continuação da saga: And Another Thing .... (tradução: E outra coisa...)

A viúva de Adams, Jane Belson Adams, concordou com o projeto da continuação e disse que gostou da escolha do autor. “O projeto tem o meu total apoio”, declarou.

Fan Fiction

Essa não é a primeira vez que uma saga conhecida tem continuações escritas por que não é o autor da série. A forma mais comum de se continuar a obra de outra pessoa é através de Fanfics <>. A expressão pode ser traduzida como Ficção de fãs e são histórias baseadas em livros, filmes, contos, ou que mais quiser, continuadas por fãs da obra original. Apesar de se inspirarem no original, criam situações, personagem e dão continuação à construção do ambiente, que no caso de algumas séries é o mais importante.

Alguns sites brasileiros de fanfiction são: http://fanfiction.nyah.com.br/ e http://fanfic.potterish.com/.

A notícia original pode ser conferida no blog da editora.


3 comentários:

Taís Oliveira disse...

eu desconfio dessas coisas, mas dizem q o novo james bond ficou bom...
de todo jeito, ainda tenho mto pra ler, só li o guia mesmo...

Alexei Fausto disse...

Poxa, fico preocupado, mas ao mesmo tempo feliz... no fim, só resta esperar...

o título eu gostei.

Renato disse...

as pessoas conseguem estragar tudo...

qual será a próxima, senhor dos aneis, um novo recomeço ?

deveríamos todos mandar cartas bomba para esse escritor, imcopetente por sinal, para ver se alguma impede esta aberração de acontecer.