sábado, 30 de agosto de 2008

Julgue os livros pela capa!

Volta e meia me dá um branco criativo de post (como aconteceu recentemente) e eu acabo bisbilhotando a internet atrás de coisas legais para mostrar para vocês. A minha mais recente busca me levou para um webring (grupo de blogs que se unem por um interesse comum) de bibliotecárias americanas. Elas são garotas divertidas e foi em um desses blogs que eu descobri o que postei abaixo, a moça que foi presa por não devolver livros. Só um detalhe, no post original a bibliotecária dá a notícia e diz: “Em algum lugar uma bibliotecária gritou de alegria!” Eu achei divertido!

De qualquer forma, minha andança pelo mundo das bibliotecárias blogueiras me mostrou, mais uma vez, o grande abismo que existe entre os blogs americanos e brasileiros de literatura. Claro que eles tem internet a mais tempo, que eles lêem mais e que a banda larga deles é mais larga, mas a diferença que eu vi não se justifica por isso.

Enquanto o Brasil quase só tem blogs de livros que falam de uma maneira acadêmica e profissional sobre livros, o EUA tem de todo tipo de blog. Inclusive dos que tratam a literatura como uma coisa boba ou uma coisa prazerosa. Entre os muitos tratamentos que eles dão aos livros eu gostaria de chamar atenção para um:

Eles têm blog dedicados a julgar o livro pela capa. Isso mesmo! Eles colocam a foto da capa do livro e julgam ele pelo que vêem.

Mas antes de julgá-los pelo que eles fazem, pense em quantas vezes já julgou um livro pela capa. Aposto que foi mais de uma. Agora imagina que um blog brasileiro fizesse isso por você? Não seria interessante acompanha-lo? Ver os lançamentos e dar uma olhadinha na opinião das pessoas sobre isso? Afinal, mesmo que só tenha um blog sobre o assunto (que não é o caso deles) as outras pessoas que acompanham o blog também vão palpitar. Depois de certo tempo você provavelmente vai passar por um entendido de livros sem ter lido grande parte dele, só por causa da análise das capas.

De repente essa idéia não parece tão boba, né?
Eu leria um blog desses.
(caso você não tenha percebido esse post é uma dica para começar)

PS: Repare que se você julgar esse post pela foto, vai ter uma idéia super errada do seu conteúdo...

Links (em inglês):

Julgue um livro pela capa!
Análise de capas de livros

5 comentários:

Paulo Torres disse...

...e cadê o link pro blog americano de julgamento de capas?!

Taís Oliveira disse...

é vero, cadê? rs
já passou da hora de vc colocar google ads aqui

Flávia Denise de Magalhães disse...

/não pus links pq ninguem nunca clica neles... Meu contador fica lá falando q meu site é sticky, aí nemme dei ao trabalho.

Mas já q vcs pediram quando chegar em casa eu acrescento!

:D

Alexei Fausto disse...

eu sempre clico nos links!

Alexei Fausto disse...

PS: tem um post novo(acho que voltei mais ou menos a postar no meu blog! :)