Para que todos saibam que publicar e ser lido é possível sim, eu mandei umas perguntas para Ibrahim Cesar. Ele tem 22 anos e já publicou seu primeiro livro, EQC, com uma modesta edição de 50 exemplares. Antes de ser um autor publicado, mantinha um blog, 1001 gatos de Shrödinger, que entrou em quarto lugar no ranking dos blogs mais populares do Brasil. Com esse tipo de atenção dos internautas ele começou a ter pressão dos leitores para que publicasse um livro. E ele publicou. Fazendo uma inovação na forma da captação de recursos, onde ele pediu para que 17 pessoas contribuissem com R$ 50,00 cada um. Em troca ele colocaria o nome da pessoa nos agradecimentos e mandaria um exemplar do livro uma vez que estivesse pronto.
De onde saiu a idéia de pedir colaborações de "mecenas"?
Queria explorar a internet e pesquisei iniciativas realizadas anteriormente. Alguns autores americanos tentaram o mesmo modelo, alguns até mesmo com livros publicados por editoras tradicionais e falharam. Se não me engano, de todos autores que tentaram esse modelo de micro-financiamento levantados por um autor que tentou mapear as iniciativas, apenas um teve sucesso. Minhas expectativas quanto ao sucesso da iniciativa eram baixíssimas, mas minha surpresa foi enorme ao conseguir o número que precisava de participantes em 24 horas.
Quem foram os seus colaboradores? (amigos, família? Ou teve gente desconhecida?)
Quantas pessoas quiseram colaborar?
Eu precisava de 17 para bancar a impressão. Consegui 20.
Quantos exemplares constituíram a 1a edição?
Como você faz a propaganda e distribuição deles?
Quantos livros já vendeu?
Já vendi 39 exemplares (contando com mecenas, através do site e localmente).
E o e-book? Você não acha que atrapalha as vendas do livro impresso?
Quantos downloads você já teve?
Qual o conselho que você daria para quem quer publicar um livro?
O livro de Ibrahim Cesar está a venda no site Os Viralata por R$ 28,20 incluindo o frete (um pouco caro na minha opinião)
A entrevista foi uma idéia de Leonardo S.
Um comentário:
Incrível, esse cara pra mim é um guerreiro. Tem que ter muito ânimo pra levar isso pra frente.
Postar um comentário